Uma pesquisa da Frost & Sullivan prevê que a indústria global de e-commerce B2B alcance $6,7 trilhões de dólares em 2020. A estimativa é que a expansão seja liderada pelos EUA e China, sendo que o país norte-americano espera dobrar sua contribuição para a receita de e-commerce B2B nos próximos cinco anos ($1,2 bilhões).
O estudo mostrou também que o caminho até os quase $7 trilhões não será fácil, especialmente para o mercado varejista. Alguns dos obstáculos reportados na pesquisa para os varejistas B2B incluem:
- Os preços B2B geralmente são variáveis, com volumes maiores de pedido
- Opções de entrega podem requerer mais da logística, dependendo do produto
- Regulações e taxas da indústria podem atrapalhar as empresas B2B
- Muitos funcionários, que devem ser educados sobre as áreas para conduzirem as vendas adequadamente e as práticas de negócio
A recomendação da Frost & Sullivan para empresas B2B que estejam começando é focar mais em suas estratégias de e-commerce, se elas já não tiverem uma. “Contudo, os avanços da tecnologia facilitam a aquisição de produtos através dos smartphones e tablets, negócios que usem as plataformas online terão um rápido crescimento. O surgimento de plataformas cloud que ofereçam mais escalabilidade, tanto com serviços de software e infraestrutura também puxarão os negócios no varejo online B2B”, diz a Frost.
Fonte: Komarketing