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IKEA promove o bem estar do consumidor através da tecnologia

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Uma das publicações mais distribuídas ao redor do mundo – e mais aguardadas também. Para ser mais exato, no ano passado foram mais de 198 milhões de cópias impressas em 27 idiomas.

Estamos falando do icônico catálogo da IKEA. Lançado em 1951 e atualizado anualmente, o livro-marketing já foi responsável por cerca de 3/4 dos gastos anuais em publicidade da companhia de móveis escandinava.

Porém com os consumidores abrançando plataformas digitais e móveis de forma crescente, a IKEA está focada em atender os consumidores da maneira que eles demandam, fornecendo uma experiência omnichannel completa, e isso significa transformar o catálogo e outros veículos de marketing a fim de criar ligações relevantes e emocionantes.

Victor Bayata é o head global de soluções mobile da companhia. O meio mexicano, meio italiano descobriu uma paixão pela tecnologia ainda novo, quando seus pais deram a ele um console Atari e um computador pessoal Commodore 64. Ele cresceu programando e jogando games antes de estudar a indústria e os sistemas de engenharia na ITESM (Tecnológico de Monterrey) e ganhou um MBA em gestão internacional da Thunderbird School of Global Management.

Hoje, na IKEA, ele lidera uma equipe apaixonada com foco no fornecimento de soluções móveis digitais que busca corresponder às mudanças de comportamento e expectativas dos clientes. “Sabemos que temos que oferecer uma grande experiência ao cliente ao longo de toda a sua jornada de compras, não importa como o cliente quer interagir com a gente”, diz Bayata.

Em 2013, a IKEA introduziu a realidade aumentada no catálogo on-line juntamente com os QR Codes e outras tecnologias que oferecem vídeos “how-to” e outros conteúdos adicionais como bônus. Em 2014, o aplicativo do catálogo permitia aos espectadores projetarem um item em seu quarto para visualizá-lo no ambiente de sua própria casa. “A tecnologia nos dá a oportunidade de encontrar novas maneiras de interagir e descobrir novas maneiras de nos envolver com nossos clientes”, diz Bayata. “Não estamos substituindo o catálogo, mas estamos complementando-o.”

Nos próximos anos, ele espera construir mais recursos baseados em realidade virtual e em outras tendências tecnológicas emergentes.

Ao longo de sua carreira, Bayata tem se interessado por tecnologias de entretenimento ou que tornem a vida melhor. Antes de entrar para a IKEA, ele liderou a estratégia de conteúdo e serviços da Sony Mobile e também gerenciou a área de relacionamentos com parceiros e oportunidades de distribuição de serviços da Sony Ericsson a nível global. Ele encontrou espíritos afins quando se juntou IKEA em 2012. “Esta empresa realmente quer melhorar a vida das pessoas”, diz ele. “É o que nós nos esforçamos em tudo que fazemos.”

Apesar de ter vivido nos quatro continentes ao longo de sua vida, Bayata se adaptou bem na Suécia. O país escandinavo é um top performer em qualidade ambiental, que se classifica acima da média em engajamento cívico, educação, equilíbrio trabalho-vida, estado de saúde, e conexões sociais.

Bayata e sua equipe, ficam em Malmö, usam suas habilidades e ferramentas para incentivar a sustentabilidade e simplicidade para os consumidores. A IKEA está levando acesso Wi-Fi a todos as suas lojas físicas e introduziu várias novas Provas de conceito a nível mundial para melhorar a experiência na loja e integrar-se com o que os clientes que já estão fazendo.

Em alguns locais, a IKEA está usando serviços baseados em geolocalização para orientar os clientes até a loja. Com base no que uma pessoa gosta, scans, fotografias ou pesquisas, o sistema pode oferecer mensagens personalizadas e promoções, sugerir produtos parecidos, ou lançar conteúdos de vídeo inspiradores sobre onde e como foram feitas certas soluções. Em outros locais, aplicativos e ferramentas ajudam os clientes a localizar e pagar por itens sem ter que esperar na fila.

Para as grandes empresas, a mudança para o omnichannel é crucial, e a equipe de Bayata está ajudando a IKEA liderar esta jornada. “Os consumidores conectados de hoje fazem compras, independentemente da geografia, hora do dia, ou localização pessoal. Esta conectividade contínua dá às marcas e varejistas a oportunidade de participarem e interagirem com potenciais clientes em uma base 24/7”, explica. A digitalização está mudando o modelo de negócio, permitindo ao cliente comprar e estabelecer um diálogo contínuo com a marca. Com um monte na linha e competição mais acirrada do que nunca, a IKEA está indo na direção certa.

Victor Bayata é palestrante no Fórum E-Commerce Brasil 2016.

Serviço:

Palestra: IKEA’s mobile strategy: how does mobile fit into omnichannel initiatives and its importance for the future of Retail

Dia: 27 de Julho

Horário: 16h40 às 17h40

Local: Transamerica Expo Center

Inscrições: https://www.ecommercebrasil.com.br/forum2016

Fonte: http://hispanicexecutive.com/2016/ikea-promotes-better-living-through-technology/