O Iguatemi 365, plataforma criada para proporcionar uma experiência multicanal, aproveitando a estrutura das lojas dos shoppings, integrando os estoques e respeitando a precificação dos lojistas, nasceu em 2019 no modelo de e-commerce evoluindo para marketplace em 2020. Em 2022, após o amadurecimento do negócio e diante de uma mudança de estratégia e modelagem de negócios, a empresa buscou no mercado uma solução mais moderna e focada no viés de performance, optando pela solução FastStore da VTEX, principal plataforma brasileira de comércio eletrônico.

“A evolução do negócio de e-commerce para marketplace exigia muitas customizações, por isso, decidimos migrar para esta tecnologia, que apresentou soluções para questões que impactam diretamente o cliente final como performance, escalabilidade e integração. Após a migração, alcançamos 93% de performance score”, explica André Nunes, head de Produto do Iguatemi 365.
O executivo destaca que a mudança impulsionou a performance, ou seja, o tempo de carregamento e a manutenção refletindo em uma melhor experiência de compra ao usuário final durante a navegação no marketplace.
FastStore, solução de alto desempenho para construção de lojas
A FastStore, solução da VTEX, é composta por um kit de ferramentas fullstack, englobando um conjunto de bibliotecas de código aberto, voltadas para construção de lojas de alto desempenho. Permite que desenvolvedores criem soluções de e-commerce abrangentes e exclusivas, suportando integrações com plataformas headless – em que front-end e back-end são desacoplados –, além de conferir muita liberdade na customização.
A solução possui arquitetura Jamstack, desenvolvida com o objetivo de criar sites e aplicativos com melhor funcionamento, mais rápidos e seguros, fáceis de escalar e com capacidade de oferecer uma melhor experiência de desenvolvimento.
“Com o FastStore e nosso conhecimento nesta tecnologia desenvolvemos uma arquitetura escalável, flexível e que trouxesse benefício ao negócio a longo prazo”, conta Fábio Feichtinger, CTO da Quality Digital, empresa que prestou consultoria e realizou a migração do marketplace do Iguatemi 365.
A experiência de compra do marketplace Iguatemi 365 nasceu para atender as necessidades das lojas do Shopping, portanto, a operação completa visa atender ao consumidor final até os próprios lojistas. Ou seja, desde o momento da compra, passando por todos os trâmites de confirmação de carrinho, gateway de pagamento, notificação do seller (loja responsável pela entrega do pedido), separação e envio dos produtos para a casa do cliente, hoje todas as etapas são contempladas na solução.
Migração cooperada com foco na satisfação do cliente
O projeto contou com o suporte da equipe da VTEX, Quality Digital e mais 100 profissionais do time Iguatemi 365, que se empenharam em proporcionar o time-to-market mais rápido possível, para ampliar a experiência do usuário na jornada de compra e recuperar receita.
“Quando olho para as métricas estritamente de produtos, todas estão se confirmando: o tempo de carregamento dentro do benchmark de mercado, que gera uma experiência positiva e reduz a quantidade de clientes que acessam o e commerce e acabam saindo sem fazer nenhum tipo de navegação e o NPS (Net Promoter Score), que mede o grau de satisfação dos consumidores com a sua marca. Desde a migração de plataforma, hoje, historicamente, o NPS de navegação dos nossos produtos está no ponto mais alto. Nossos clientes têm sinalizado uma experiência positiva, e começamos também a ver mudanças significativas em relação à conversão e ticket médio, devido a facilidade na hora de encontrar o produto”, afirma Nunes.
Para atravessar os desafios do projeto, como aceitar sugestões e questionamentos atreladas às regras de negócios, foi necessário quebrar alguns paradigmas, e nesse momento a confiança na solução e na equipe da Quality Digital ponderou para o Iguatemi 365.
“Tivemos longas conversas na hora de repensar as regras para os negócios, mas tanto executivos de nível sênior, quantos os arquitetos de desempenho da Quality Digital, discutiram comigo para entender as funcionalidades e os caminhos mais assertivos, além do benchmark de outros clientes que já tinham atendido, permitindo reagirmos no tempo certo e lançarmos o marketplace em apenas cinco meses”, ressalta o executivo da Iguatemi 365.
Rápido time-to-market
O Iguatemi 365 estabeleceu a meta de cinco meses já no começo do projeto. “Fizemos o beta em 4 meses e o go live em 5 meses, e a virada aconteceu sem percalços. Como nós não nos propomos a reinventar a roda, acho que foi esse pragmatismo que ajudou a fazer dentro desse prazo”, completa Nunes.
Agora com a plataforma em plena operação, Nunes destaca que já está trabalhando no desdobramento das métricas de produto para métricas de negócios.
“A mensagem hoje para o nosso time é a seguinte: queremos fazer o básico bem feito! Treinar todo o nosso time para usar cada dia mais, e com mais eficiência, a plataforma da VTEX, extraindo tudo que ela tem de potencial”, finaliza.