
iFood faz parceria com startup para reduzir custos operacionais para restaurantes parceiros
Se a sua loja fica na cidade de São Paulo e produz mais do que dois sacos de lixo por dia (totalizando 200 litros diários), uma das suas obrigações legais enquanto comerciante (seja do varejo físico ou online) é contratar uma empresa privada para a remoção dos resíduos, seguindo as normas do decreto municipal nº 58.701, que está vigente desde 2019. Entre os segmentos que mais geram lixo diário, está o setor alimentício, principalmente quando se trata de restaurantes. Atenta a esta necessidade, o iFood se uniu em parceria com uma startup de software que define alternativas de valorização de resíduos, a GreenPlat, para auxiliar restaurantes parceiros nessa situação e torná-los mais lucrativos e sustentáveis.
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A contratação de uma coleta privada de resíduos é uma obrigação legal do grande gerador que, no caso de São Paulo, se trata de empresas que geram mais do que 200 litros por dia de lixo.[/caption]
A ideia do programa, que leva o nome “Vantagens do Chef”, é conectar os restaurantes com fornecedores homologados que farão a gestão, coleta e destinação dos resíduos. “Oferecendo assim, possibilidades ambientalmente seguras para que as empresas escolham o tipo de destinação mais adequada feita por meio de reciclagem, compostagem e até geração de energia através da gestão de nossa solução”, explica Chicko Sousa, fundador e CEO da GreenPlat.
Todos os tipos de resíduos recicláveis (papelão, plástico, alumínio e vidro), não-recicláveis (como lixo sanitário), orgânicos e até mesmo o óleo de cozinha usado podem participar da ação.
O projeto foi iniciado em dezembro de 2021. “O objetivo é atender o Estado de São Paulo, começando pela Região Metropolitana. Nossa meta interna é [atender] mil restaurantes até o final do ano”, aposta Sousa.
Para participar, as empresas devem entrar na landing page, e preencher com as necessidades de gestão de resíduos, como tipos de material, separação, frequência de coleta, etc. “Com base nessas informações, apresentamos a melhor proposta para os serviços de coleta dentro do nosso sistema. Com o aceite do restaurante, nosso time técnico organiza toda a gestão para o restaurante, que terá visibilidade e transparência da coleta”, explica.
Da parte do iFood, a ideia deve ajudar não só as empresas, como também o meio ambiente. “Aqui trabalhamos constantemente para ampliar o número de redes cadastradas para juntos fazermos uma gestão automatizada dos resíduos com praticidade, reduzindo custos e priorizando a sustentabilidade", ressalta Arnaldo Bertolaccini, Diretor de Experiência do Restaurante do iFood.
