Logo E-Commerce Brasil

IA potencializa criatividade e produtividade, afirma Honeywell

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A implementação de alicerces guiados por Inteligência Artificial (IA) ainda tem espaço para crescimento, mas o entendimento sobre seus benefícios já está alastrado. Segundo pesquisa global da Honeywell, 9 em cada 10 tomadores de decisão sobre esta tecnologia aprendem novas formas de utilizá-la em seu dia-a-dia. A ideia, neste caso, é incrementar processos de produtividade e criatividade.

O estudo “Industrial AI Insights”, que inclui o Brasil nas informações coletadas, mostra que 17% dos decisores implementam IA em estratégias iniciais. Em termos industriais, também foi mostrado que 94% desejam ampliar a aplicação.

Em relação à criatividade e produtividade, por exemplo, 64% acreditam que a IA é de grande ajuda. Além disso, 60% citam ainda mais eficiência na segurança cibernética e 59% na melhor tomada de decisões, muito pela geração de dados em tempo real.

Veja outros benefícios citados na pesquisa:

Mundo

  • Mais flexibilidade no trabalho - 49%
  • Maior satisfação no trabalho - 45%
  • Mais tempo para desenvolver habilidade e pensamento criativo - 44%
  • Aumento da segurança no local de trabalho - 39%

Brasil

  • Mais flexibilidade no trabalho - 54%
  • Maior satisfação no trabalho - 46%
  • Mais tempo para desenvolver habilidade e pensamento criativo - 53%

Além disso, ainda no cenário nacional:

  • 66% das empresas querem expandir o uso da IA em outras vias;
  • 81% dos entrevistados esperam pagar mais para atrair engenheiros de IA.

Brasil

Para o ambiente brasileiro, de forma específica, o estudo mostra que o uso de IA em processos é realidade para 24% dos respondentes. Com relação ao ganho de produtividade e criatividade, 67% dos tomadores de decisão do país acreditam nisso.

Com sete pontos percentuais acima da média geral do levantamento, o país pode estar na vanguarda de um movimento de automação industrial, prevenção de problemas e outros pontos.

“A automação, uma das nossas megatendências para este ano, combinada com a inteligência artificial, pode permitir que as empresas aprimorem toda a sua operação, com ferramentas que podem prevenir problemas, resultando em economia de recursos e, evidentemente, crescimento de produtividade”, pontua José Fernandes, presidente e CEO da Honeywell para a América Latina.

Presente e futuro

Pela ótica de Kevin Dehoff, diretor de Estratégia da Honeywell, o momento para ferramentas e desenvolvedores ligados à IA pode ser considerado especial.

“Com o advento da IA generativa e de mais fontes de dados de análises avançadas, a IA Industrial está preparada para crescer exponencialmente e as possibilidades são infinitas para o crescimento da receita e a satisfação dos funcionários”, complementa.

Para os anos a seguir, contudo, o estudo cita obstáculos que podem atrapalhar ou retardar a evolução da IA na indústria.

A adoção, ainda gradativa, se junta ao fato de que 37% dos tomadores de decisão entrevistados sentem que executivos de alto nível ainda não compreendem totalmente como a tecnologia funciona. Outro ponto importante, o investimento neste tipo de atributo também é conseguido com muito custo, já que 48% dos respondentes afirmam que precisam, continuamente, justificar ou solicitar recursos para tal.

Veja o relatório completo da Honeywell.