A implementação de alicerces guiados por Inteligência Artificial (IA) ainda tem espaço para crescimento, mas o entendimento sobre seus benefícios já está alastrado. Segundo pesquisa global da Honeywell, 9 em cada 10 tomadores de decisão sobre esta tecnologia aprendem novas formas de utilizá-la em seu dia-a-dia. A ideia, neste caso, é incrementar processos de produtividade e criatividade.
O estudo “Industrial AI Insights”, que inclui o Brasil nas informações coletadas, mostra que 17% dos decisores implementam IA em estratégias iniciais. Em termos industriais, também foi mostrado que 94% desejam ampliar a aplicação.
Em relação à criatividade e produtividade, por exemplo, 64% acreditam que a IA é de grande ajuda. Além disso, 60% citam ainda mais eficiência na segurança cibernética e 59% na melhor tomada de decisões, muito pela geração de dados em tempo real.
Veja outros benefícios citados na pesquisa:
Mundo
- Mais flexibilidade no trabalho - 49%
- Maior satisfação no trabalho - 45%
- Mais tempo para desenvolver habilidade e pensamento criativo - 44%
- Aumento da segurança no local de trabalho - 39%
Brasil
- Mais flexibilidade no trabalho - 54%
- Maior satisfação no trabalho - 46%
- Mais tempo para desenvolver habilidade e pensamento criativo - 53%
Além disso, ainda no cenário nacional:
- 66% das empresas querem expandir o uso da IA em outras vias;
- 81% dos entrevistados esperam pagar mais para atrair engenheiros de IA.
Brasil
Para o ambiente brasileiro, de forma específica, o estudo mostra que o uso de IA em processos é realidade para 24% dos respondentes. Com relação ao ganho de produtividade e criatividade, 67% dos tomadores de decisão do país acreditam nisso.
Com sete pontos percentuais acima da média geral do levantamento, o país pode estar na vanguarda de um movimento de automação industrial, prevenção de problemas e outros pontos.
“A automação, uma das nossas megatendências para este ano, combinada com a inteligência artificial, pode permitir que as empresas aprimorem toda a sua operação, com ferramentas que podem prevenir problemas, resultando em economia de recursos e, evidentemente, crescimento de produtividade”, pontua José Fernandes, presidente e CEO da Honeywell para a América Latina.
Presente e futuro
Pela ótica de Kevin Dehoff, diretor de Estratégia da Honeywell, o momento para ferramentas e desenvolvedores ligados à IA pode ser considerado especial.
“Com o advento da IA generativa e de mais fontes de dados de análises avançadas, a IA Industrial está preparada para crescer exponencialmente e as possibilidades são infinitas para o crescimento da receita e a satisfação dos funcionários”, complementa.
Para os anos a seguir, contudo, o estudo cita obstáculos que podem atrapalhar ou retardar a evolução da IA na indústria.
A adoção, ainda gradativa, se junta ao fato de que 37% dos tomadores de decisão entrevistados sentem que executivos de alto nível ainda não compreendem totalmente como a tecnologia funciona. Outro ponto importante, o investimento neste tipo de atributo também é conseguido com muito custo, já que 48% dos respondentes afirmam que precisam, continuamente, justificar ou solicitar recursos para tal.
Veja o relatório completo da Honeywell.