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"Humanizar a venda é cada vez mais positivo", defende diretor da All iN

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um dos profissionais há mais tempo atuando no e-commerce, o diretor geral da All iN, Victor Popper, já vivenciou diversas transformações no setor. Desde o surgimento das primeiras lojas online no Brasil, em 1998 até a chegada dos marketplaces nichados, o especialista acumula experiência suficiente para identificar uma oportunidade de transformação gerada pela pandemia da Covid-19. A maneira como os varejistas foram obrigados a humanizar as vendas pode trazer uma nova forma de visão do consumidor do presente e do futuro.

Em entrevista ao CEO do E-Commerce Brasil, Tiago Baeta, Popper falou sobre as mudanças de comportamento do consumidor e como os lojistas precisarão se adequar agora para colher frutos no futuro.

“Eu gosto muito do movimento que vai ser forçado no mercado que é o da humanização da venda. Você tem pessoas que não eram habituadas com uma compra online e que estão entrando agora e ele pode apertar um botão e conversar com um vendedor. Essa é uma transformação, forçada pela Covid, que veio para ficar”.

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Essa transformação, porém, ainda não foi percebida por todos os lojistas. O diretor da All iN defende que a busca por novos clientes é sempre positiva, mas não se pode esquecer de quem já foi comprador antes.

“Quando eu falo em humanização não é só colocar gente. É também trabalhar estratégias de marketing focadas em pessoas. Você precisa entender o consumidor e permitir que ele se engaje com você diferentemente de como ele se engajava antes. Em um momento de pouco investimento de mídia, é bom para as áreas das empresas serem mais criativas, principalmente focando na base, ficando no cliente atual. Não pode esquecer o cliente que estava inativo”.

A briga antiga entre o vendedor de loja física e o online cada vez fica mais para trás e, na visão de Popper, todos têm a ganhar com isso.

“Quando as pessoas me perguntam o porquê da Magazine Luiza ter dado certo, eu falo que é porque o Fred (Trajano) deixou de ser o CEO e virou também um CDO, ele entendeu o digital. Nas outras empresas a gente via contratações de CDOs, que tinham que brigar para tentar puxar as coisas para o e-commerce.  Não dá para ser assim, as coisas não precisam ser concorrentes, mas agregadoras”.

A All iN é uma das empresas que oferecem o Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition. Pela primeira vez, o maior evento de e-commerce do mundo será realizado em trilha única, online e somente com keynotes speakers. A grade de programação e as inscrições podem ser feitas por aqui.