Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

GS1 vocabulário Web: primeira extensão de terceiros aceita pelo schema.org

Segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O lançamento da versão 2.0 do schema.org apresentou uma novidade, pois a partir daí o schemas.org abriu espaço para extensões criadas por meio de uma ampla rede de colaboradores externos, neste contexto, a GS1 publicou uma versão inicial do seu vocabulário Web http://www.gs1.org/voc/.

A criação desde vocabulário GS1 tem o apoio do W3C e GitHub, e o objetivo foi o de criar um vocabulário de dados estruturados com base na Web que se conecta ao schema.org para apoiar a criação/apresentação de dados do produto mais consistentes e “ricos” aos olhos do consumidor. Vale destacar que o controle destas extensões de terceiros é de responsabilidade dos mesmos, com seus fluxos de trabalho, processos de revisão e infraestrutura.

O vocabulário GS1 baseia-se um extenso conjunto de normas B2B pré-existentes. Isto significa que em alguns lugares poderá ocorrer alguma divergência entre a terminologia GS1 e schema.org, mas há uma abordagem comum que se baseia no núcleo do vocabulário schema.org e sobre normas fundamentais do W3C, tais como JSON-LD.

Com a ampla cobertura de schema.org e o rico detalhamento de dados de produtos provido pelo vocabulário da GS1 para buscas na Web, haverá um contínuo trabalho de colaboração para documentar as melhores práticas entre os dois esquemas. Há muito a ser trabalhado, mas esta aceitação de esquemas de terceiros pelo schemas.org é um marco importante.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.