O setor de beleza vem se destacando a cada ano, atraindo novos investidores e clientes, e se mostrando forte no cenário instável da economia. De acordo com a pesquisa da empresa McKinsey Global Institute, a previsão é que o mercado de beleza atinja cerca de US$ 580 bilhões até 2027, crescendo 6% ao ano.
Nesse mercado dinâmico, a logística assume um papel fundamental, desempenhando uma importante posição na estratégia das empresas e na garantia de competitividade em meio a uma concorrência acirrada. A relevância dessa abordagem logística reside na capacidade de posicionar estrategicamente os negócios, assegurando uma vantagem competitiva substancial.
A importância da logística para e-commerces de cosméticos
Na prática, a logística se manifesta como um conjunto de métodos meticulosamente aplicados para otimizar o fluxo de produção, armazenamento, transporte e outras fases essenciais relacionadas à movimentação dos itens.
O armazenamento e a distribuição de produtos do segmento de cosméticos são etapas que exigem uma gestão qualificada para evitar a elevação de custos para o negócio, tomando como base a premissa de que quanto maior o tempo de produtos parados no estoque, maior será o custo com capital de giro.
O setor de cosméticos tem produtos que precisam de cuidados específicos, em que cada um tem um padrão pré-definido no estoque, devendo ser realizado em locais especializados e adaptados para a autorização de funcionamento com o órgão regulador, neste caso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Em um cenário logístico desafiador, Caio Almeida, CEO da Estoca, empresa especializada em logística, ressalta a importância de superar obstáculos cruciais no setor de cosméticos, garantindo uma entrega eficiente e aprimorando a experiência do cliente. “No universo dos cosméticos, a agilidade na entrega é essencial, mas também é crucial manter a integridade desses produtos, uma vez que muitos são frágeis e necessitam de um armazenamento sob as condições ideais de temperatura, por exemplo”.
O Fulfillment no mercado de higiene e beleza
Para o segmento de beleza e higiene, a solução garante mais agilidade, maior nível de satisfação, redução de custos com base em estratégias, armazenamento adequado e maior previsibilidade no abastecimento. Trata-se, portanto, de uma alternativa que tende a crescer ainda mais nos próximos anos, viabilizando o acesso dos pequenos e-commerces a indústrias maiores com preços e condições melhores para compra e pagamento. É por isso que o fulfillment já é considerado uma grande tendência no setor.
Em adição a isso, é importante destacar que o operador fulfillment necessita de licenças específicas da Anvisa para assegurar a qualidade do estoque. Portanto, enfrentar alguns desafios no âmbito logístico é uma situação comum no setor. “Além da busca pela eficiência operacional, conquistar licenças especiais tornou-se essencial para garantir a qualidade impecável de nosso estoque. Esta abordagem reforça nosso comprometimento com a integridade e excelência em todas as fases de nossa cadeia logística”, reforça Caio.
A Estoca é uma logtech focada na terceirização de operações logísticas por meio de uma estratégia adequada para o recebimento correto de produtos, acompanhamento de processos e entrega dos pedidos ao cliente final. Atualmente, eles possuem mais de 30 clientes da área de higiene e beleza, como Creamy, Ollie e Mari Maria, atuando em seus galpões em Extrema, Itapevi e Espiríto Santo.
Para saber mais sobre a Estoca, basta acessar o site da empresa.