Um estudo da Forrester Research apontou que o Facebook não é um canal recomendado para impulsionar as vendas pelo comércio eletrônico, pelo menos no curto prazo.
Chamado de “Will Ever Facebook eCommerce Drive?”, o levantamento constatou que o Facebook apresentou uma taxa média de clique (click-through) de apenas 1%, e uma taxa de conversão de 2%. O resultado está abaixo de outros canais tradicionais como o e-mail marketing, que possui uma taxa média de 11% de click-through, e uma taxa de conversão de 4%.
De acordo com Sucharita Mulpuru, uma analista da Forrester, o motivo disso é evidente: “As pessoas não vão para o Facebook para fazer compras. Elas vão principalmente para conversar com amigos ou jogar games”.
Ela acrescenta que os botões utilizados para compartilhar em redes sociais, como o “Curtir” do Facebook, podem servir como fontes de informações para os concorrentes, uma vez que através deles é possível saber quais são os produtos populares, além de revelar potenciais consumidores. “Seus concorrentes podem ver quais são os produtos mais populares. Então, por que expor essa informação?”
Entretanto, a executiva acredita que a rede social pode ser muito útil para aquelas empresas que vendem produtos digitais, como o caso da Zynga, uma desenvolvedora de games para redes sociais que obteve grandes receitas oriundas do Facebook.