Foot Locker registra queda de aproximadamente 30% nas ações
A Foot Locker experimentou, na sexta-feira (30), uma retração de quase 30% em suas ações. A negativa ocorreu depois que a varejista afirmou esperar queda na receita de 2022, já que prevê que não poderá mais vender tantos produtos da Nike — seu principal fornecedor.
A partir do quarto trimestre de 2022, a Foot Locker disse que nenhum fornecedor representará mais de 55% de suas compras de fornecedores, em comparação com 65% no mesmo período do ano passado. Em uma base anual, as compras da Nike não excederão 60% do total de compras este ano, disse, abaixo dos 70% em 2021 e 75% em 2020.
A empresa disse que os ajustes refletem a mudança acelerada da Nike para vender mais de seus tênis e roupas diretamente aos consumidores. Por sua vez, a Foot Locker disse que está aumentando seus próprios esforços diretos ao consumidor, lançando várias marcas próprias, incluindo roupas.
Marcas de tênis como Nike e Under Armour têm sido muito claras sobre seus esforços para reduzir a dependência de parceiros atacadistas. Ao vender através de suas próprias lojas físicas e sites, essas marcas esperam obter margens de lucro mais altas. Isso forçou atacadistas, como Foot Locker e Dick’s Sporting Goods , a lançar mais de suas próprias linhas.
Durante uma ligação com analistas, a gerência da Foot Locker disse que a empresa também estará se apoiando em relacionamentos existentes com marcas como New Balance, Puma e Crocs. As ações da Foot Locker na sexta-feira atingiram uma baixa de 52 semanas de US$ 26,36, fechando em US$ 29,07. Suas ações caíram cerca de 33% no acumulado do ano.
O lucro líquido da Foot Locker para o período de três meses encerrado em 29 de janeiro encolheu para US$ 102 milhões, ou US$ 1,02 por ação, de US$ 123 milhões, ou US$ 1,17 por ação, um ano antes. Excluindo itens únicos, ela ganhou US$ 1,67 por ação, superando as estimativas dos analistas de US$ 1,44, com base em uma pesquisa da Refintiv.
As vendas cresceram 6,9%, para US$ 2,34 bilhões, de US$ 2,19 bilhões um ano antes. Isso superou as expectativas de US$ 2,33 bilhões.