Logo E-Commerce Brasil

Food service lidera o ranking de criação de empresas em 2023, revela Serasa Experian

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Mais de 3,9 milhões de empresas foram criadas em 2023, conforme revelou o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O setor de serviços de alimentação se destacou como o maior contribuinte para essa abertura de novos negócios no período, representando 6,8% do total.

(Imagem: Freepik)

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, acredita que os motivos foram “o aumento da demanda por comida pronta, o uso cada vez maior de aplicativos de entrega, baixos custos iniciais para abertura e uma vasta gama de possibilidades criativas podem explicar o porquê de o segmento liderar o surgimento de novos negócios. Além disso, o Brasil oferece um ambiente propício para inovação e é terreno fértil para o empreendedorismo.”

O fechamento anual do indicador mostrou um crescimento de 1,0% em comparação a 2022, com um total de 3,9 milhões de empreendimentos iniciados no Brasil ao longo do ano passado.

Ranking dos top 20 setores que mais criaram negócios em 2023

Na análise dos dados de forma mais ampla, o setor de serviços foi o principal impulsionador da criação de empresas em 2023, contribuindo com 20,8%, seguido pelo comércio (20,8%), indústria (6,3%) e outros segmentos que incluem áreas primária, financeira e do terceiro setor (1,3%).

Sobre a formalização dos negócios, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a categoria mais escolhida pelos empreendedores, representando 20,4% do total, seguidos pelas Sociedades Limitadas. Como dá para ver na tabela abaixo:

Ranking de abertura de empresas por estado

Em relação às regiões do país, o Sudeste do país se destacou como um polo de empreendedorismo em 2023, com três dos quatro estados da região liderando o ranking de abertura de empresas: São Paulo (1.160.549), Minas Gerais (414.851) e Rio de Janeiro (322.998).