Logo E-Commerce Brasil

Fim da Lei do Bem gera aumento de 13% em eletrônicos, indica pesquisa

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O fim da Lei do Bem já pode ser sentido no preço de eletrônico no Brasil. O site comparador de preços e produtos Zoom fez um levantamento sobre o tema e mostra que houve aumento médio de 13% nos preços de produtos eletrônicos quando comparado janeiro de 2016 com dezembro de 2015 – último mês que vigorou a Lei do Bem, que aplicava impostos PIS/Pasep e Cofins para alguns produtos eletrônicos.

A pesquisa mostra que os notebooks foram os que apresentaram a maior alta até o momento: 20%. Já os desktops e os tablets tiveram aumento de 11% e os smartphones, categoria líder de buscas no Zoom, sofreram o menor reajuste até o momento: 8%.

Para chegar à conclusão, a empresa monitorou os dez produtos mais buscados das categorias smartphones, tablets, notebooks e desktops, no mês de janeiro para comparar a média do menor preço apresentado por eles no período com o preço dos produtos praticados em dezembro de 2015.

Na análise dos notebooks, por exemplo, o modelo Intel Celerum 32051 4GB RAM HD 500 GB LED 14” apresentou aumento médio de 51% no período monitorado. Já nos smartphones, apesar de apresentarem a menor média de aumento, alguns dos aparelhos analisados, como o Sony Xperia Z3 Compact D5803 20,7MP 16GB Android Kitkat 3G 4G wi-fi, apresentaram alta de 79% no preço.

Fonte: ITForum