Logo E-Commerce Brasil

Facilidade logística para o vendedor online

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de <nowrap>e-commerce</nowrap> desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Como em qualquer outro ambiente destinado à prática comercial, a transação de produtos entre vendedor e cliente é um denominador comum e, pensando na dinâmica de vendas online, os e-commerces estabelecem a ponte que no ambiente físico aconteceria a partir da entrega do produto ao consumidor, iniciando no momento da postagem e seguido pelo momento da entrega desse pedido ao cliente final – obedecendo o prazo estabelecido.

No mercado digital esses caminhos entre vendedor e consumidor exige-se uma considerável agilidade dos processos para que a demanda de consumo estimulada nos últimos anos seja atendida satisfatoriamente. Independente do volume de postagens – vendas – que o vendedor no e-commerce realize, com o SGPweb a agilidade e fidelidade aos prazos que ele poderá cadenciar, ao enviar esses pedidos, não será comprometida.

O principal objetivo de uma loja online é fidelizar o seu cliente, torná-lo parte do público dedicado ao consumo da marca e, para tanto, o seller deverá garantir que a aquisição daquele produto por parte do consumidor cumpra com o esperado em todas as circunstâncias do processo. A primeira etapa é justamente a entrega deste produto ao seu consumidor e, onde envolve prazo e frete, necessariamente envolve logística. Processos logísticos não otimizados podem repelir consumidores e até definir negativamente o status de operação do seu negócio.

Só em 2021 as atividades no e-commerce haviam crescido mais de 75%, segundo o índice MCC-ENET, com um faturamento superior a R$70 bilhões, de acordo com a Ebit/Nielsen. Essa realidade mostrou que o comportamento de consumo está cada vez mais direcionado para as compras online. Comportamentos de consumo seguem uma tendência crescente que irão refletir diretamente na demanda, portanto, é imprescindível que o seller esteja preparado, logisticamente, para atender, postar e fidelizar todo e qualquer cliente da forma mais prática possível.

O SGPweb é mais que um sistema de gestão de postagens, ele é um facilitador na rotina de um vendedor no e-commerce, pois abre espaço para que as suas preocupações recaiam em ampliar e cadenciar vendas em volumes cada vez maiores. O importante nessas operações é saber que ferramentas estão disponíveis e ao utilizá-las você poderá enfrentar a concorrência sem se sair prejudicado. O mercado exige um posicionamento estratégico dos gestores de e-commerce, considerando a atenção destinada ao setor, o mais apto e otimizado sairá na frente.

Leia também: Anac dá 1ª autorização para entrega comercial usando drones.