O processo de compra se pulverizou nos muitos formados disponíveis e a mesma jornada pode — e vai — incluir diversas possibilidades. Do online para o físico e vice-versa, ou percorrendo somente um destes individualmente, fato é que o consumidor moderno nasce omnichannel. Por consequência, as empresas também precisam seguir o mesmo caminho.
A chegada da Inteligência Artificial (IA), portanto, se tornou inevitável, bem como sua integração ao dia-a-dia de setores. Com o e-commerce, este processo não foi diferente.
“Hoje, rapidez e flexibilidade nos processos de compra no e-commerce não são mais diferenciais, mas sim obrigações do ponto de vista de quem consome. A eficiência na compra, no entanto, pode ser ainda maior ao adicionar IA à equação”, afirmou o executivo durante a Conferência MG E-Commerce Brasil.
Abaixo, também baseado por tendências colocadas durante o NRF 2024, algumas áreas no e-commerce que podem receber aplicações da IA foram listadas. Veja:
– Precificação
– Crédito
– Cobrança
– Expansão de loja
– Atendimento ao cliente
– CRM
– Promoção
– Mídia
– Omnicanalidade
Cenário
Entre os demais dados coletados durante o NRF 2024, o executivo reforça que clientes omnicanal gastam entre três e seis vezes mais que aqueles que compram somente em lojas físicas.
A respeito da IA, estima-se que o investimento feito no Brasil em 2023 tenha sido de R$ 1 bilhão, sendo 35% maior que no ano anterior.
Por fim, Viana listou insights que podem gerar experiências positivas no e-commerce a partir da aplicação de IA:
1. E-commerce intuitivo;
2. Tiktok economy;
3. Online e econômico (meios de pagamentos variados, descontos e fidelidade);
4. Recommerce 2.0;
5. Novas formas de devolução;
6. Relacionamento personalizado;
7. Infraestrutura do e-commerce conectada às mídias sociais;
8. Jornada entrelaçada com o ritmo do cliente (onde, quando) e sem fricção;
9. Autenticidade;
10. Demanda ativa para ter a atenção do cliente, que já é bombardeado de todos os lados.
Perdeu alguma palestra? A cobertura completa da Conferência MG está disponível no E-Commerce Brasil.