A Etsy comprou a Elo7, marketplace brasileiro de produtos artesanais, por US$ 217 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), em uma transação que marca a chegada da companhia norte-americana ao mercado brasileiro.
De acordo com o NeoFeed, o valor está sujeito a ajustes relativos a capital de giro, despesas da transação e caixa e endividamento. Após a finalização da aquisição, prevista para os próximos meses, o Elo7 seguirá sediado em São Paulo e operará como um marketplace independente.
O marketplace da Elo7 conecta aproximadamente 1,9 milhão de compradores ativos a 56 mil vendedores ativos e, atualmente, tem cerca de 8 milhões de itens à venda, a maioria feita sob encomenda.
A plataforma inclui itens de cerca de 40 categorias do varejo, como produtos para casamentos bebês, decoração para a casa e festas infantis.
Fundado em 2008, o Elo7 havia recebido até agora US$ 18 milhões de fundos de venture capital, de acordo com dados do Crunchbase. Os principais investidores são a Monashees, Accel e Insight Partners.
“Essa transação estabelecerá uma base para nós na América Latina, região de comércio eletrônico pouco aproveitada na qual a Etsy atualmente não tem uma carteira de clientes significativa”, disse, em nota, Josh Silverman, CEO da Etsy.
Elo7 e Etsy
Ainda segundo a publicação, o Elo7 era considerado a “Etsy do Brasil” por ter um modelo semelhante ao da companhia americana – um marketplace fundado em 2005, que vendia também produtos artesanais. “A Etsy sempre foi uma inspiração e uma referência para nós”, disse Carlos Curioni, CEO do Elo7, no comunicado que informa a transação.
Essa é a segunda aquisição da Etsy em menos de um mês. No começo de junho, a companhia, avaliada em US$ 23,5 bilhões na Nasdaq, pagou US$ 1,62 bilhão pelo Depop, um aplicativo inglês de revende roupas de segunda mão.
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Fonte: NeoFeed