O comércio se prepara para uma das datas mais importantes para quem vende na internet: a Black Friday, no próximo mês de novembro. Os varejistas aproveitam a ocasião para aumentar a visibilidade de suas marcas e expandir sua base de clientes. Além das promoções e das campanhas publicitárias, o pós-venda é uma etapa essencial para garantir a satisfação do cliente e incentivar compras futuras.
A jornada do pós-venda começa no momento da compra e abrange aspectos sensíveis que são prioridade para o consumidor, como cumprimento do prazo de entrega e um canal de comunicação com o vendedor para tirar dúvidas sobre o produto ou fazer elogios e reclamações. Trata-se de um momento importante, pois marca o início do processo de fidelização.
A comunicação eficiente com o cliente é uma das principais estratégias do marketplace da RD Saúde, especializado em saúde, bem-estar e beleza. A entrega de todos os produtos comprados na plataforma é rastreável. Isso permite que o consumidor acompanhe em tempo real a localização do seu pedido, mantendo-se constantemente informado sobre prazos e status da entrega. Desde que a plataforma disponibilizou o rastreio das compras, o nível de satisfação do cliente melhorou.
No segundo semestre, campanhas como a Black Friday e as festas de fim de ano provocam um aumento significativo no tráfego online de clientes. As compras, que normalmente ocorrem de maneira espaçada ao longo do ano, são concentradas em um período mais curto. Como resultado, a operação de entrega enfrenta desafios adicionais para gerenciar esse volume elevado de transações.
Neste ano, o marketplace da RD Saúde tem ampliado os seus contratos próprios com transportadoras. O objetivo é garantir agilidade nos prazos de entrega e valores de fretes competitivos do mercado. “Conseguimos trazer cada vez mais parceiros para os nossos contratos com as empresas de logística que já conhecemos e que fazem um trabalho de qualidade”, diz Paula Maria da Silva, gerente de operações do marketplace da RD Saúde.
Há mais de 20 anos no mercado e parceira da RD Saúde desde 2021, a Relaxmedic vê na Black Friday uma ótima janela para o seu negócio. A empresa, que trabalha com produtos como balança digital de bioimpedância e scanner corporal, prioriza entender o consumidor e oferecer uma experiência de compra personalizada. Cupons de desconto nos produtos e frete, além da entrega rápida, são parte das ações da empresa para atrair os clientes.
O diferencial da Relaxmedic é trazer para o planejamento da empresa as expectativas dos clientes e proporcionar a melhor experiência de compra possível. “Nós acompanhamos diariamente com a transportadora a trajetória do pacote, pois assim evitamos qualquer falha de envio, e conseguimos resolver antes mesmo do cliente nos acionar, explica Camila Luizzi, coordenadora de marketing, da Relaxmedic.
Outro aspecto importante na preparação para a Black Friday e outras campanhas é a atualização do estoque na plataforma do Marketplace. “É essencial que o estoque esteja sempre atualizado para evitar frustrações em caso de falta do produto,” ressalta Paula Maria da Silva, da RD Saúde. A precisão das informações ajuda a garantir uma boa experiência ao consumidor, e evita situações em que o cliente compra e não recebe o item desejado.
Estoque, prazos de entrega, boa comunicação com os clientes são práticas de planejamento que, além de aprimorar desempenho no pós-venda, também garantem uma relação duradoura e satisfatória.