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Especialistas em e-commerce revelam estratégias para aplicar na Black Friday

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher segurando balões pretos e sacola preta com logos da Black Friday
Imagem: reprodução

Com a Black Friday se aproximando, os lojistas virtuais estão ansiosos para impulsionar as vendas e alcançar resultados excepcionais durante este período, que marca umas das melhores temporadas do setor. 

Por isso, a Empreender, empresa inovadora e repleta de soluções para o e-commerce, está preparando o maior evento dedicado ao tema, o BFCM (Black Friday & Cyber Monday).

Reunindo dicas de especialistas, o evento online que acontece no dia 01/11/2023, pretende trazer insights valiosos para garantir o sucesso durante a Black Friday e além.

Desse modo, os participantes terão acesso a uma série de estratégias abrangentes que não só aumentam as vendas durante essa época, mas também manterão um crescimento sustentável ao longo do ano.

Sendo assim, para auxiliar ao máximo os empreendedores, a programação do BFCM vai ser diversificada contando com experts de diferentes áreas. 

Para trazer uma prévia do que será possível aprender durante o evento, a Empreender selecionou cinco especialistas parceiros da empresa e pediu para compartilharem suas melhores dicas. Confira:

Natália Adachi

Natália Adachi, da empresa Guru de Brechó, enfatiza a importância de selecionar cuidadosamente os produtos a serem vendidos, oferecer descontos em estoque parado e criar conteúdo envolvente para produtos com baixa demanda. 

Além disso, a especialista em brechós sugere parcerias com influenciadoras para criar looks e vincular um item de moda, como uma calça rosa à temática da Barbie, por exemplo. 

Para Adachi, o segredo está na antecipação, incluindo a consistência nas estratégias de tráfego pago e o uso de automações, como ferramentas de resposta, para interagir com os clientes pelo menos três meses antes do evento.

Ela também sugere criar grupos VIP de Black Friday para os melhores clientes, para oferecer descontos exclusivos no WhatsApp e promover a fidelização.

Outras dicas incluem, senso de urgência nas promoções para incentivar a compra imediata e criar um sentimento de escassez e a elaboração de um cronograma para construir e engajar a audiência ao longo do tempo.

Isaac Scheffer 

O especialista Isaac Scheffer, da Agência Jovens na Web, destaca a necessidade de preparar um trailer para o grande evento, o qual é a Black Friday. 

Desse modo, ele incentiva os comerciantes a se planejarem antecipadamente, usando caixinhas de perguntas no Instagram e formulários por e-mail para entender as preferências dos clientes.

Segundo o expert, ao fazer isso, o lojista consegue pensar na montagem de um combo ou até mesmo fazer uma promoção de order-bump, como Leve 3 Pague 2, por exemplo. 

Além disso, Scheffer também considera fundamental aquecer a conta de anúncios antes da Black Friday para aproveitar melhor a semana de vendas.

Por fim, encerra falando da importância da prova social: “se você quer vender mais nessa Black Friday, ou até mesmo aumentar o valor do seu produto, é indispensável que sua loja tenha um aplicativo de avaliações”. 

O especialista recomenda o Lily Reviews, pois com ele além de avaliar os produtos, o cliente também pode fazer perguntas, assim quebrando toda e qualquer objeção que tenham.

Maycon William

Maycon William, da Agência Nets, ressalta a importância do e-mail marketing eficaz e estratégias de tráfego pago, enfatizando a criação de campanhas segmentadas e personalizadas.

Ele explica que é necessário criar um senso de antecipação com teasers de ofertas exclusivas para os assinantes da lista de e-mail e utilizar linhas de assunto impactantes para aumentar as taxas de abertura. 

A dica de ouro do especialista, é incluir um chamado claro à ação e garantir que os e-mails sejam otimizados para dispositivos móveis, já que muitos clientes farão compras via smartphone.

Além disso, William ensina: “considere também a criação de landing pages específicas para as promoções da Black Friday, garantindo uma experiência coesa e direcionada aos visitantes” e complementa recomendando o app Landing Page, desenvolvido pela Empreender.

Outras estratégias recomendadas pelo especialista estão relacionadas ao tráfego pago e marketing de influência, para ele, ambas devem ser utilizadas para criar um buzz emocionante nas redes sociais.

Alan Reinaldin

Alan Reinaldin, especialista em e-commerce da Reinaldin Consultoria Empresarial, enfatiza que a preparação para a Black Friday deve começar cedo. 

“Muitas empresas que têm site, loja virtual, investem apenas em tráfego pago, entretanto, esse é apenas um elemento do comércio eletrônico. Nós temos diversos outros para trabalhar como: indicadores de recompra, taxa de conversão, participação do investimento em relação à receita (o famoso LTV/CAC), entre outros”, afirma Reinaldin.

A partir disso, ele destaca que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para melhorar o indicador de recompra, portanto, é necessário criar réguas de comunicação personalizadas para cada comportamento e jornada do cliente.

Desse modo, ele recomenda o uso da matriz RFM (Recência, Frequência e Monetário) para segmentar a lista e direcionar mensagens relevantes para cada tipo de cliente.

O especialista também indica o investimento em parcerias com influenciadores, para que essas pessoas comecem a falar sobre a empresa, a marca, os produtos e gere tráfego de pessoas qualificadas para o site.

Luiz Tibiriça

Por fim, Luiz Tibiriça, da Kronedesign Comunicação Digital, discute a automação de processos com IA, chat bots para um suporte eficiente e a exploração do mercado global. 

Desse modo, ele recomenda o uso de inteligência artificial para acelerar trabalhos analíticos, economizando tempo e recursos da empresa e traz como dica o site Future Tools.

Tibiriça ensina que “hoje a tendência é usar chat bots com IA de seu conteúdo, então é possível adicionar um material de sua empresa com mais de 1000 páginas em PDF em minutos, para que qualquer pergunta de seus clientes seja atendida”. Em seu canal ele aborda o tema.

Além disso, ele sugere que os comerciantes considerem abrir uma empresa nos Estados Unidos para facilitar a exportação de produtos seja por e-commerce ou dropshipping LATAM.

BFCM: descubra todos os segredos para vender na Black Friday e Cyber Monday

O evento BFCM é voltado para qualquer pessoa que queira ganhar dinheiro na Black Friday e Cyber Monday. 

Para quem gostou das dicas, é possível garantir o ingresso para o evento e aproveitar as oportunidades de negócio que estarão disponíveis.

Além disso, os participantes terão acesso gratuito a mais de 15 aplicativos para e-commerce durante 30 dias. Acesse o site, compre o ingresso e confira todas as informações!