Durante a primeira edição do Auto E-Commerce Show, Pedro Henrique Sobral, gerente de branding da Tray, plataforma especializada em serviços para quem deseja montar uma loja virtual, destacou que escolher um nicho ou subnicho, é o segredo para quem quer começar, mas ainda não tem muita verba nem experiência em vender online.
Segundo o especialista, no início não é recomendável levar todos os produtos da loja física para o online. O mais recomendável é fazer um recorte e, com o tempo, perceber a possibilidade de expandir seu portfólio ou de se especializar ainda mais. Ele apresentou alguns cases de clientes que trilharam o caminho para o e-commerce, inclusive, o de uma empresa que identificou uma tendência e optou por se tornar apenas loja virtual.
A pandemia, de acordo com Pedro Henrique, acelerou algo que já vinha ocorrendo com grande velocidade. “Estar online não é uma novidade, uma tendência, é uma obrigação. Não há que se questionar se vale a pena estar online. O consumidor, antes de comprar, procura pelo produto na internet. Ele pesquisa sobre a peça que o mecânico falou, procura saber os preços, prazos e condições”. Ele destacou, ainda, que essa transformação digital exige a presença também nas redes sociais e em marketplaces.
Leia também: Especialista explica como aplicar sistema inteligente de personalização sem equipe de TI
O gerente de branding lembrou que 2020 representou um divisor de águas para o varejo físico, pois foi um ano de muitas dificuldades devido à pandemia, o que fez o investimento no e-commerce se tornar essencial e cada vez mais importante para a jornada de compra dos clientes.
Ele ressaltou também que estratégias assertivas de marketing digital são o combustível para alcançar o público e acelerar vendas. E apostou no sucesso de quem se conectar, entender o nicho e conseguir conversar com o público. “Ainda há muito espaço para o segmento automotivo na internet e o brasileiro tem paixão por carro. Muitas lojas estão ainda começando e quem se antecipar terá boas oportunidades”, concluiu.
Por Luciana Arroyo, especial para o E-Commerce Brasil