Logo E-Commerce Brasil

Crie um funil de anúncios e veja as vendas aumentarem!

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Quando se pensa em produção de conteúdo para anúncios, muitas marcas focam apenas em ofertas que vendem de forma direta os produtos, mas essa não é a melhor escolha quando o assunto é preparar o usuário para a compra.

Criar um funil de anúncios é essencial para qualquer estratégia de marketing eficaz, especialmente no e-commerce. O funil permite segmentar os clientes em diferentes estágios da jornada de compra, ou seja, os anúncios podem ter a mensagem e o conteúdo direcionados para a etapa do funil (topo, meio e fundo), e personalizados de acordo com o nível de consciência do cliente.

Funil representando o funil de vendas estratégico: usuários representados por ícones entram e saem moedas
Imagem: reprodução

Ao segmentar, personalizar e otimizar as campanhas de marketing com base em um funil de anúncios bem definido, é possível pode aumentar as conversões, melhorar a experiência do cliente e maximizar o retorno sobre o investimento das suas estratégias.

Eugene Schwartz foi um especialista em marketing direto que contribuiu muito para entender o comportamento do consumidor e da psicologia aplicada ao marketing. Sua teoria mais influente é a dos “Níveis de Consciência”, que descreve diferentes estados mentais pelos quais os consumidores passam ao considerar um produto ou serviço. Confira abaixo.
 

Não consciente: neste nível, os consumidores não estão cientes do problema ou da necessidade que seu produto pode resolver. O objetivo dos anúncios neste estágio é despertar a consciência e chamar a atenção para o problema ou necessidade, sem apresentar produtos.

Consciente, mas não interessado: os consumidores neste estágio estão cientes do problema ou necessidade, mas ainda não estão ativamente interessados ou ainda não sabem resolvê-lo. O objetivo dos anúncios nesta etapa é captar a atenção e gerar interesse, destacando os benefícios e vantagens únicas de um produto, por exemplo um cosmético específico, mas ainda sem mostrar o seu produto ou marca.

Consciente e interessado: neste estágio, os consumidores estão interessados em resolver o problema ou necessidade e estão procurando por soluções. O objetivo do marketing aqui é fornecer informações detalhadas e persuasivas para ajudar os consumidores a avaliar e comparar as opções. Aqui é o momento de apresentar seu produto.

Consciente, interessado e convencido: Os consumidores neste estágio estão convencidos de qual produto é a melhor solução para o seu problema ou necessidade, mas ainda não sabem de quem comprar. Eles estão prontos para tomar uma decisão, mas estão procurando por garantias adicionais ou provas sociais antes de finalizar a compra. O objetivo dos anúncios é quebrar possíveis objeções sobre a eficácia do produto, segurança da marca, entre outros.

Consciente, interessado, convencido e comprometido: no estágio final, os consumidores estão totalmente comprometidos com a compra e prontos para agir. Eles só precisam de uma boa oferta. O objetivo do marketing aqui é apresentar condições comerciais irresistíveis para que o cliente finalize a compra.

Ao entender e segmentar os consumidores com base nos diferentes níveis de consciência, é possível adaptar as estratégias de comunicação e vendas para atender às necessidades específicas de cada grupo de consumidores, aumentando assim a eficácia e o impacto das as campanhas.

Quer saber mais sobre como aplicar o funil de acordo com os níveis de consciência no seu e-commerce? Clique aqui para falar com especialistas na aceleração de lojas virtuais e conheça a metodologia da Vello Performance.