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Empresas recorrem a sistemas de pagamento de última geração no supply chain

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Os atacadistas estão correndo para capturar a atenção e os negócios de novos clientes com o setor em expansão – crescimento que pode levar a novas oportunidades para os distribuidores, especialmente porque muitos procuram superar os impactos econômicos negativos da crise global da saúde. No entanto, os distribuidores devem agir rapidamente para garantir que possam oferecer as experiências perfeitas e otimizadas digitalmente que as empresas esperam agora, removendo o atrito da cadeia de suprimentos e seus processos de pagamento associados.

No entanto, muitos distribuidores ainda dependem de cheques para fazer muitos de seus pagamentos business-to-business (B2B). Essa dependência contínua de métodos manuais pode levar a atrasos de pagamento que bloqueiam o fluxo de caixa das empresas, criando frustrações que podem levar as empresas a buscar parceiros de distribuição alternativos. Encontrar maneiras de agilizar os processos de pagamento é, portanto, essencial para os distribuidores, que procuram manter os negócios de seus clientes engajados.

Otimização no B2B

Um número crescente de empresas está confiando cada vez mais nos canais digitais para suas vendas à medida que as necessidades da cadeia de suprimentos mudam. Um estudo recente descobriu que mais empresas estão vendo uma quantidade maior de sua receita proveniente de compras de comércio eletrônico.

Um relatório da PYMNTS descobriu que 37% de seus entrevistados afirmaram que mais de 20% de sua receita anual se origina online, com um número crescente de distribuidores também relatando que suas estratégias digitais estão se tornando mais maduras. Apenas 22% das empresas relataram que ainda estavam no estágio “nascente” de transição para o comércio eletrônico, em comparação com os 32% que afirmaram o mesmo em 2021. Isso indica que criar uma estratégia de comércio eletrônico robusta e inovadora, completa com pagamentos rápidos, está se tornando fundamental para que as empresas se mantenham competitivas.

A integração aos canais online também pode ajudar a promover um novo crescimento para distribuidores e atacadistas. Outro estudo recente descobriu que o valor do mercado atacadista global deve atingir US$ 64 trilhões até o final deste ano, representando uma taxa de crescimento anual composta de 7% em relação ao valor de US$ 49,3 trilhões no ano passado.

Esse aumento previsto no valor também está ocorrendo à medida que muitas empresas tomam medidas para mover mais suas operações on-line – outras previsões afirmam que aproximadamente 80% dos pagamentos B2B serão feitos por meio de canais on-line até 2025, por exemplo. As empresas devem, portanto, tomar medidas rápidas para garantir que possam aceitar métodos de pagamento digital para acompanhar esses desenvolvimentos.

Pagamento: Supply Chain

É fundamental que as empresas que transportam mercadorias físicas mantenham seus estoques totalmente abastecidos o tempo todo para garantir operações tranquilas, tornando essencial um processo de pagamentos conveniente e rápido. No entanto, muitas empresas ainda estão utilizando cheques em papel para fazer e receber seus pagamentos B2B – algo que levou a um maior atrito desde o início da pandemia, à medida que mais empresas digitalizavam suas operações.

As empresas devem, portanto, se mover para criar espaço para novas opções de pagamento digital, ao mesmo tempo em que continuam a oferecer suporte a cheques familiares, explicou Mike Dolski, diretor financeiro da provedora de gerenciamento de cadeia de suprimentos BlueGrace Logistics.

Atacadistas

Somente os distribuidores atacadistas dos Estados Unidos geram cerca de US$ 991 bilhões em receita anual, mas a dependência contínua de cheques em papel e outros métodos de pagamento manual pode estar prejudicando o crescimento futuro.

Embora os cheques em papel ainda representem uma parcela considerável dos pagamentos B2B típicos das empresas, a demanda por transações mais rápidas e otimizadas digitalmente está aumentando em vários setores.

O uso de cheques em papel pode levar a problemas e atritos na cadeia de suprimentos que podem comprometer a capacidade dos distribuidores de manter os clientes engajados e satisfeitos. No entanto, também é extremamente importante garantir que as empresas mantenham espaço para pagamentos em cheque, pois elas e seus parceiros procuram reduzir sua dependência deles.

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Fonte: PYMNTS