Existe um consenso no mercado de que o e-mail marketing, apesar de já ser uma ferramenta amplamente utilizada, ainda não é bem aproveitada pela grande maioria das marcas. Se por um lado não há nada mais simples nos dias atuais do que disparar um e-mail, por outro fazer o e-mail ser aberto e gerar engajamento exige mais conhecimento e estratégia do que se pensa.
De olho nesse segmento, a Kwanko, empresa francesa com 18 escritórios espalhados pelo mundo, trouxe para o Brasil uma ferramenta própria chamada Emaillbidding, primeiro marketplace de e- mail marketing mundial que tem como objetivo ajudar marcas a promoverem suas campanhas em múltiplas bases de dados.
De acordo com os executivos da empresa, a plataforma foi desenvolvida para fazer a segmentação automatizada dos contatos já cadastrados pelas a partir de um big data que, segundo ele, aumenta as chances de o e-mail marketing não se transformar em spam no processo. Além disso, a tecnologia possibilita o controle da frequência dos disparos e duplica os dados entre as bases, evitando que o consumidor seja impactado pela mesma mensagem diversas vezes.
“Procuramos desenvolver uma ferramenta que pudesse trazer mais tranquilidade para nossos clientes. Por meio do Emailbidding, eles conseguem contratar disparos somente por meio de e-mails opt-in, pois nós comprovamos a origem dos dados e a forma de captação antes de validar a integração da base de um novo parceiro. Antes de massificar o disparo, a plataforma faz micro testes com o inventário contratado para identificar exatamente aquele que tem a melhor conversão para o cliente. Esse procedimento garante que o uso do inventário seja o mínimo necessário para obter o máximo de retorno”, explica Ixan Russi, diretor de Emailbidding da Kwanko.
Para o diretor-geral da Kwanko no Brasil, Jérôme Amoudruz, a empresa não é uma agência, mas também tem conhecimento para criar design e corrigir anúncios para que obtenham melhores resultados entre os internautas. “Somos uma vitamina através de tecnologia, dados e conteúdo”, afirma, explicando que a Kwanko se posiciona no mercado como uma aceleradora de negócios digitais. “Não somos uma agência. Nosso trabalho começa quando a mensagem da campanha já está estruturada. A partir daí, damos performance para a criação e sugerimos ajustes que aumentam a eficácia dos anúncios de acordo com os resultados em andamento”, explica.
Segundo o diretor regional da América Latina, Christophe Matos, outro diferencial é o alcance da plataforma. A empresa tem acesso a 50 milhões de e-mail apenas no Brasil e gera 4 bilhões de impressões mobile por mês. “Quando a crise acabar, o mobile vai se multiplicar por dois”, analisa.
Entre os clientes da empresa no Brasil estão companhia como Walmart.com, Booking.com, Centauro e OLX.
Fonte: Propmark