As ações do grupo polonês de e-commerce Allegro subiram mais de 60% em sua estreia, na segunda-feira (12), dando à empresa um valor de mercado de quase US$ 19 bilhões na maior oferta pública inicial (IPO, em inglês) até agora este ano.
Fundado há mais de 20 anos como um adversário do eBay, a Allegro é a marca mais reconhecida de e-commerce da Europa central e seu site está atraindo 20 milhões de visitantes por mês, com consumidores comprando online durante a pandemia de Covid-19.
O início forte da Allegro no mercado financeiro foi similar ao desempenho de alguns IPOs recentes nos Estados Unidos, quando as ações subiram à medida em que investidores mostravam que estavam dispostos a pagar por empresas com potencial de crescimento.
Mês passado, a empresa de e-commerce britânica The Hut Group fez a maior estreia do mercado de ações de Londres em sete anos, e o lançamento de sucesso da Allegro foi mais um sinal de aquecimento do mercado europeu de IPOs.
No entanto, o apetite dos investidores parece estar reservado a empresas de tecnologia e crescimento — setores em que a Europa é leve em comparação com os EUA, onde vários IPOs notórios estrearam este ano.
“A pandemia sublinhou o valor do comércio online para os consumidores e acelerou a penetração do e-commerce”, afirmou Ivan Kim, analista da Xtellus Capital. “A Allegro tem uma posição bem estabelecida no mercado… e já é bem lucrativa”.
Ações da Allegro em alta
As ações da Allegro fecharam o dia em 70 zlotys (US$ 18), crescimento de 63% em relação ao preço do IPO, em 43 zlotys (US$ 11), que estava na parte superior da faixa de orientação.
A Allegro imediatamente se tornou a empresa mais valiosa da Bolsa de Varsóvia, que afirmou que a empresa substituiria o mBank, do Commerzbank, em seu índice de 20 maiores empresas, WIG20, após a sessão comercial de 14 de outubro.
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