Logo E-Commerce Brasil

51% dos lojistas usam Inteligência Artificial, mostra pesquisa da iGoal com E-Commerce Brasil

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa do E-Commerce Brasil realizada em parceria com a iGoal, especializada em sistemas de performance, mostra que 51% dos profissionais envolvidos com e-commerce no Brasil usam algum tipo de Inteligência Artificial (IA) em suas operações atualmente.

A pesquisa foi realizada com uma base focada em profissionais do varejo de diferentes setores e contou com 87 respostas. O setor de Moda e Acessórios é o de maior destaque entre os respondentes, com 23% do total.

Dos lojistas que utilizam a IA, 48% afirmou que pretende expandir seus negócios digitais através dessas tecnologias. Dos que não usam, 43% afirmou que pretende aderir a IA. Apenas 8% dos lojistas afirmaram que não tem interesse em usá-la.

Eficiência

Quando questionados sobre os recursos utilizados e suas finalidades, 24% afirmaram que a recuperação do carrinho abandonado é o recurso de IA mais eficiente para a conversão.

Além disso, 17% acredita que a busca inteligente é o recurso mais eficaz para as vendas, seguida por vitrines de produtos recomendados (12%), e-mail retargueting (10%) e chatbot (8%).

Exemplo

Quando questionados sobre grandes players do mercado que fazem bom uso da Inteligência Artificial, 36% respondeu que a Amazon vem a mente como principal opção.

Além disso, na sequência, 21% lembrou da Magazina Luiza, 6,9% do Mercado Livre, 6,9% também da B2W e 4% Carrefour.

Chatbot

De acordo com a pesquisa, para 56% dos respondentes, o papel do chatbot enquanto um instrumento de IA para o site de e-commerce é prestar atendimento eficiente 24 horas por dia.

Outras pequenas funções apareceram com menor porcentagem, mas de maneira relevante:

  • 10%: indicar produtos de interesse para o consumidor;
  • 9%: gerar leads qualificados;
  • 6%: melhorar a usabilidade da loja;
  • 5%: aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja.

Por que usar IA no e-commerce?

Quando questionados por que usar a IA no e-commerce, os lojistas responderam:

  • 36% para automatizar atividades com mais precisão;
  • 35% para se adequar ao mercado e se tornar um e-commerce mais eficiente;
  • 27% para otimizar o tempo dos colaboradores e focar em estratégias.

Leia também: Quase 25 milhões de chaves do Pix são cadastradas em cinco dias.