Logo E-Commerce Brasil

Elastobor fatura mais de R$ 3,5 milhões com Pmax no Google Ads

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

É muito comum ver e-commerces que escalaram rapidamente chegarem a um “teto” após alguns meses. Esse é o caso da Elastobor, uma loja de manutenção que chegou até a Vello Performance em agosto de 2022 com grandes resultados, mas com desafios ainda maiores.

Vello
(Foto: Divulgação)

Romper uma faixa de faturamento é sempre um desafio, pois envolve mais do que só aumento de investimento. É necessário aplicar uma boa estratégia de mix de produtos, aquisição de clientes, canais de atendimento e claro, bons anúncios.

A Vello Performance entrou em ação para aplicar uma nova estratégia e voltar a alavancar esse cliente.

Conheça a Elastobor

Atuando desde 1984 com loja física em São Paulo, a empresa decidiu abrir um novo canal de vendas online em 2019. Desde então, o e-commerce não parou de crescer. 

Em 2022, o canal online gerava cerca de R$750 mil em faturamento mensal. No entanto, todo e-commerce chega em um “teto” de crescimento e esse era o da Elastobor. O desafio inicial da Vello com esse cliente era alcançar o faturamento de R$1 milhão por mês.

Antiga estratégia

A estratégia de anúncios da marca se resumia a uma única campanha de shopping inteligente no Google Ads. Essa estratégia, apesar de efetiva para o crescimento do e-commerce até aquele momento, estava limitando o avanço do faturamento. 

A campanha utilizava quase todo orçamento para os top produtos do e-commerce. Mas com mais de 7 mil SKUs, a necessidade de giro de estoque era muito maior.

Ajustando a estratégia

No segundo semestre de 2022, o Google Ads substituiu as campanhas de shopping inteligente pelas campanhas de Performance Max.

O problema é que a campanha de shopping inteligente veiculava anúncios em dois canais: shopping e display. Já as campanhas Pmax usam todos os 5 canais do Google Ads, sendo eles shopping, display, pesquisa, discovery e Youtube.

segundo desafio da Vello foi aumentar o mix de produtos vendidos através das campanhas. Só dessa forma seria possível escalar as vendas e atingir o faturamento desejado.

A estratégia adotada foi trabalhar as campanhas de Pmax por verticais de produtos, ou seja, escolher cerca de 20 categorias de produtos e assim criar campanhas individuais. Cada categoria teria cerca de 50 produtos competitivos e isso garantiria cerca de 1 mil SKUs anunciados com grande competitividade.

Para dar certo, foi necessário personalizar a comunicação de cada campanha com banners, títulos, descrições e vídeos.

(Foto: Divulgação)

Valor investido

Até aquele momento, a Elastobor investia cerca de 3% a 4% do seu faturamento mensal em anúncios no Google Ads. Com a mudança de estratégia, a Vello identificou que seria uma boa oportunidade para aumentar o investimento, chegando a até 7% no mês.

Isso permitiu que a Vello buscasse novas oportunidades, sem perder performance nos produtos que o cliente já tinha boas vendas. 

Com um volume de vendas maior, o cliente conseguiu compensar em negociações com fornecedores e com diluição de custos operacionais.

Primeiros resultados e ajustes

O resultado não poderia ser melhor: logo no primeiro mês o faturamento foi de R$830 mil. As campanhas tiveram performance semelhante, o que aumentou consideravelmente a quantidade de produtos vendidos.

As categorias com baixa performance, entraram em atenção e foram verificadas a competitividade de preço, o cadastro do produto e a demanda de buscas. Da mesma forma, testes com novas categorias de produtos foram realizados, sempre buscando novas oportunidades para alavancar ainda mais as vendas.

(Foto: Divulgação)

Primeiro milhão faturado

Esse trabalho foi feito durante 8 meses pela Vello antes da Elastobor alcançar o primeiro milhão em faturamento mensal. Não foi um salto rápido, mas sim consistentemente, mantendo um percentual de investimento sobre faturamento próximo a 7%.

Em janeiro de 2023, a Elastobor chegou a R$951 mil em faturamento aprovado. Um ótimo valor, mas ainda não era o objetivo. Em março de 2023, a marca alcançou R$1.098.873,00 em pedidos, sendo R$1.001.236,62 em faturamento aprovado.

Um marco muito importante para um e-commerce com mais de 4 anos. Desde então, a Elastobor consolidou esse resultado nos últimos meses e agora busca um novo objetivo: atingir R$1,5 milhão em faturamento médio mensal.

Próximos passos

desafio atual é consolidar todo esse crescimento e manter o trabalho de identificação de categorias com potencial. Além disso, a Vello está traçando uma nova estratégia com campanhas de shopping padrão, para compor o objetivo de faturamento.

Quer acelerar o crescimento do seu e-commerce? Clique aqui para conhecer a metodologia da Vello Performance.