Logo E-Commerce Brasil

eBay revela 13 tendências globais de consumo mais relevantes

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Com 152 milhões de compradores ativos em todo o mundo e 800 milhões de anúncios listados, o portal de compra e venda eBay divulgou uma pesquisa única que reflete os momentos e tendências mais relevantes do consumo global, nas categorias de moda, esporte, tecnologia, automação, arte, jogos e entretenimento.

Mais comprados de 2014: categoria moda

Tênis, o calçado mais popular de 2014: mais de um milhão de tênis foram comprados no eBay nos últimos doze meses,  um aumento de 12% em relação aos dados do ano anterior.

Macacão, shorts e calças de yoga: os macacões e shorts lideram a lista de roupas mais populares no eBay em 2014, com 530 mil unidades compradas em todo o mundo, seguido de perto pelas calças para yoga, com cerca de 420 mil unidades adquiridas globalmente.

Tiaras: 2014 foi um ano relevante para as marcas e vendedores de chapéus, vendo suas vendas aumentarem 43% em comparação à 2013. As tiaras, por exemplo, se tornaram o acessório de moda mais popular: foram adquiridas 450 mil tiaras durante 2014.

Crianças são tendência: consumidores de todo o mundo adquiriram mais de 170 mil artigos da empresa de moda infantil Cath Kidston em 2014, depois que o pequeno príncipe George de Inglaterra foi fotografado com uma jaqueta da marca. Balmain Paris, marca de referência no vestuário da filha de Kim Kardashian e Kanye West, também ganhou popularidade em 2014, gerando um aumento de 4% em suas vendas na plataforma.

Guerra de vestidos de noivas: depois de que Amal Clooney escolheu um vestido de noiva desenhado por Oscar de la Renta, no eBay, mais de 11.000 artigos relacionados com este designer. No entanto, o vestido de Givenchy escolhido por Kim Kardashian para seu casamento gerou menos interesse entre os consumidores globais da plataforma: no total, cinco mil productos relacionados à empresa francesa foram comprados em 2014.

Mais comprados de 2014: categoria automação, tecnologia e esporte

Carro-cinema: os aniversários de dois filmes de referência como Pulp Fiction (20 anos) ou Meninas Malvadas (10 anos) geraram picos de vendas de determinados modelos de carro como o ‘Chevys’ (Chevrolets), carro que aparece na primeira, que vendeu mais de 1,3 mihlões de automóveis e o Lexus, carro oficial do segundo filme, vendeu 560 mil automóveis.

Carros clássicos: o 50º aniversário do modelo Ford Mustang, cuja popularidade supôs a compra de cerca de 550 mil veículos no eBay, ofuscou o centário do automóvel Dodge Challenger: os consumidores do eBay adquiriram 78 mil carros deste segundo modelo.

Tecnologia wearable: os gadgets mais populares do ano foram os relacionados com o mundo fitness, que desbancaram os óculos inteligentes como dispositivo tecnológico estrela. No eBay foram comprados mais de 370 mil monitores de atividade Fitbit em todo o mundo, em contrapartida cerca de 25 mil modelos de Google Glass foram vendidos no marketplace virtual.

Rio de Janeiro, mais popular que Sochi: a competição de futebol despertou mais interesse entre os compradores online que nos Jogos Olímpicos de inverno, como se pode observar ao comparar os 193 mil artigos relacionados ao mundial da Fifa no Brasil comprados no eBay em 2014 e os 32 mil artigos sobre as Olimpíadas celebradas na Rússia adquiridos ano passado.

Mais comprados de 2014: jogos, entretenimento e arte

O poder do retrô: os jogos retrô foram muito populares em 2014, com a chegada de filmes como Transformers e o remake de Tartarugas Ninja. Sem dúvida, os jogos LEGO foram os líderes de vendas, com mais de sete milhões de produtos comprados na plataforma, um aumento de 9% em relação a 2013.

Quem é a Barbie? A rainha Elsa do Frozen arrancou da Barbie o título de boneca mais popular. A popularidade da princesa da Disney gerou a venda de mais de 1,7 milhões de produtos relacionados à animação no eBay, cifra muito superior aos mais de 338 mil produtos da Barbie adquiridos na plataforma.

O drama da pequena tela: a crescente popularidade das séries de TV também refletiu nas tendências de consumo de 2014 do eBay. O destaque foi para a venda de 3 mil artigos relacionados ao “Orange is the new black” e os 1.500 artigos da série dramática “House of Cards”.

Exposições: a exposição de Matisse no museu MoMA de Nova York gerou mais expectativa que a retrospectiva de Jeff Koons programada no Museu Whitney de Arte americano. Durante o ano passado, no eBay se adquiriram mais de 2.000 produtos relacionados ao Matisse e cerca de 1.000 con Koons.

Fonte: E-Commerce News