O eBay, um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo, completa 20 anos este 3 de setembro. O modelo de vendas de consumidor a consumidor e de leilão online foi pioneiro e revolucionou a maneira de comprar e vender pela internet.
O economista Roberto Kanter, professor da Fundação Getúlio Vargas, conta o que representou o eBay no seu surgimento. “Foi a primeira plataforma de venda colaborativa. Ele abriu um grande ambiente para leilão, no qual as pessoas podiam disponibilizar produtos usados para poder vender esses produtos. As pessoas colocavam produtos para venda e ofereciam preços mínimos. Quem oferecia o melhor preço dentro de um determinado tempo levava a oferta.”
Kanter acrescenta que o site evoluiu para o que se denomina no jargão econômico um “market place”. “O site se tornou um ambiente extremamente corporativo e se transformou, junto com a Amazon, em um grande “market place” – ou ambiente de mercado. Então, na verdade, ele é um grande shopping, no qual pessoas físicas e pequenas empresas comercializam produtos do mundo inteiro, integrando literalmente o mundo”, explica.
Gostos estranhos
Fabro Steibel, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, aponta que o surgimento do eBay também trouxe à tona os gostos estranhos dos consumidores. “Quando a internet começou, a gente não sabia ainda que havia tantas pessoas com gostos estranhos e com coisas estranhas a vender. Então a grande história de quando começa o eBay é algo quebrado que é vendido, e alguém compra. O proprietário do eBay então liga para o comprador e pergunta por que ele comprou algo quebrado. E a resposta foi: eu coleciono coisas quebradas”, conta.
Segundo Steibel, o eBay permite micronegociações entre compradores e vendedores. “As lojas como intermediárias fazem negócios entre grandes produtos e grandes perfis de clientes. Já o eBay permite uma segmentação micro entre coisas anunciadas e coisas a ser compradas. Então a lógica é que, se há uma demanda e uma oferta e eu consigo individualizar isso, então eu tenho um modelo de negócio”, diz.
Revolução virtual
Mudando a maneira de comprar e vender, o site revolucionou não apenas o comércio eletrônico, mas o comércio em geral. As lojas de rua ou de shopping viram a necessidade de vender online. “O eBay, a Amazon e outros sites mostraram para as lojas que o modelo de rua e de shopping poderia ser limitado e que para determinados tipos de produtos, principalmente as commodities – aqueles que a gente compra sem fazer muita distinção entre um e outro-, a pesquisa de preço é um enorme diferencial”, explica Steibel.
Segundo ele, as lojas compreenderam que não podiam ser apenas um local físico. “Elas começaram a vender online e também a estar nos intermediários de busca de preço, como o próprio eBay”, afirma.
O eBay também foi pioneiro no modelo de pagamento, adquirindo a empresa Pay Pal, que permite a transferência de dinheiro entre pessoas usando apenas um endereço de e-mail. Para o economista Kanter, foi uma “grande sacada”. “O pagamento eletrônico é a chave do negócio eletrônico. Se você não tiver uma forma de pagamento diferenciada e inovadora, as pessoas não vão se sentir seguras para fazer as compras. O grande calcanhar-de-aquiles do eBay é o fato de que o comércio era entre pessoas físicas. Então o grau de credibilidade em uma loja é uma coisa. Já em pessoas, é mais complexo. Essa foi uma grande sacada do eBay, ter um investimento grande na forma de pagamento.”
Para comemorar os 20 anos, o eBay vai realizar uma convenção no San Jose Convention Center, na California, nos dias 10 e 11 de setembro. O evento vai contar com palestras sobre como se tornar um vendedor de sucesso.
Fonte: Brasil RFI