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E-commerce: empresa investe em marca de cosméticos para barba

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Nos últimos anos, a moda conheceu um novo estilo que se tornaria grande tendência entre os homens: o lumbersexual. Também conhecida como lenhador, essa prática consiste, principalmente, em manter o cabelo e – principalmente – a barba mais longos, exigindo maiores cuidados. Vinícius Vasconcelos, 29 anos, percebeu que esse poderia ser um mercado promissor para empreender e foi um dos idealizadores da Don Alcides Barber Shop.

“A ideia surgiu da minha própria necessidade de cuidar da barba. Com o tempo, comecei a perceber que ela precisava de cuidados assim como o cabelo, já que estava ficando ressecada. Fui à farmácia procurando algum produto específico para barba e descobri que não tinha nada assim”, conta Vasconcelos.

Conversando com o amigo de infância e também barbudo Matheus Biccas, 31, Vasconcelos decidiu, então, desenvolver produtos para o cuidado de barbas. Quem também se uniu a eles foi Joselito Francisco, 41, que já era sócio de Biccas em um negócio de estacionamentos. “Compramos seis desses produtos importados e fomos atrás de alguma fábrica que aceitasse nos ajudar a desenvolver nosso próprio produto”, explica Vasconcelos. Depois de ouvirem recusas de algumas empresas, uma finalmente aceitou a proposta.

Heloísa Rezende, química e engenheira de produção da fábrica, se tornou a responsável pelas fórmulas dos produtos do que se tornaria a Don Alcides Barber Shop. “Durante seis meses, ela criava algum cosmético e enviava para nós mesmos testarmos”, afirma Vasconcelos.

Modelo de negócio
Os sócios optaram por fazer do novo negócio um e-commerce, já que Vasconcelos já tinha experiência com isso. Ele começou empreendendo em 2009, quando montou um comércio eletrônico dentro da área da informática e papelaria. “Decidi fechar esse e-commerce em 2015 para poder me dedicar à Alcides”, diz.

Lançada em setembro de 2015, depois de cerca de um ano e oito meses de planejamento, a marca possui 26 produtos em seu catálogo, sendo mais vendidos o Balm Hidratante para Barba (R$ 39,90) e a Cera Molding Wax para Cabelo (R$ 44,90). Por pessoa, no e-commerce, o preço médio gasto é de R$ 120.

Além do site, os produtos podem ser encontrados em 180 barbearias em 17 estados brasileiros. O preço mínimo para a revenda é de R$ 500, e os revendedores costumam fazer pedidos de R$ 1500. De acordo com Vasconcelos, se esse ponto de venda cobrar o mesmo preço do e-commerce, o lucro fica entre 25% e 35%.

“A gente criou um produto novo. Às vezes, é difícil convencer o cliente de que esse produto pode ser um bom investimento. Muitas pessoas não entendem porque é melhor gastar mais em um produto especializado”, diz. A empresa não quis revelar o faturamento anual esperado.

Fonte: PEGN