A importância do SEO (Search Engine Optimization) para uma empresa é grande, pois as estratégias empregadas garantem maior visibilidade da marca. Quando se trata de um e-commerce, cujas vendas dependem principalmente da web, este trabalho se torna crucial. Porém, outros fatores também devem ser levados em conta para se chegar ao topo da lista dos sites de busca.
O Mobilegeddon, termo utilizado para se referir à atualização de algoritmos de busca do Google que dá importância maior aos sites adaptados para dispositivos móveis, já é uma realidade. Apesar disso, muitas lojas virtuais ainda se mantêm longe desse padrão, e a consequência é o baixo resultado no número de acessos e vendas por meio da busca orgânica.
A partir do rastreio de 1.000 palavras-chave de e-commerces importantes em um conjunto de indústrias, a Moovweb, empresa norte-americana especializada em otimizar plataformas online, realizou um estudo recente que mostra a influência positiva que a versão mobile tem sobre a visibilidade, o ranqueamento e a usabilidade das páginas.
Segundo a pesquisa, em 83% das vezes, o primeiro resultado do Google é um site adaptado para dispositivos móveis e, em 81% das vezes, ele está nos três primeiros lugares do site de busca. Daqueles que aparecem na primeira página de pesquisa, 77% são considerados sites “Mobile Friendly”.
A empresa também descobriu, após um trabalho de monitoramento realizado desde o final de abril deste ano, quando a Google anunciou a atualização dos novos algoritmos, até o início de junho, que estes sites têm variação vertical. Ou seja, eles se mantiveram estáveis no ranking ao longo do tempo.
Este resultado também depende do quanto as empresas estão preparadas em relação ao SEO, mas a disputa e a variação no impacto do Mobilegeddon servem como alerta para as lojas virtuais. A criação da versão mobile dos sites e a adequação aos mecanismos de busca são os próximos passos a serem dados pelos comerciantes que desejam aparecer nas primeiras posições.
Fonte: Conversion