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Digitalização das MPEs brasileiras avançou em 2023, aponta ABDI

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O panorama da digitalização das MPEs brasileiras aumentou significativamente este ano em relação aos anos anteriores, é o que revelou o terceiro Mapa da Digitalização das MPEs Brasileiras, feito pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que busca mostrar avanços e desafios enfrentados pelo setor, destacando o aumento da maturidade digital, alcançando uma pontuação média de 48,25 neste ano.

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(Imagem: Freepik)

A pesquisa teve como amostra duas mil micro e pequenas empresas de diversas regiões do Brasil e fez a coleta de dados entre maio e junho de 2023. Com representatividade nacional, regional e setorial, a amostra abrangeu 664 respondentes do setor industrial, 668 do setor de comércio e 668 do setor de serviços.

O panorama

Segundo os dados, as MPEs demonstraram uma melhor evolução comparado aos períodos anteriores, destacando uma melhora consistente na digitalização de seus negócios. O acesso à internet em banda larga continua a ser a tecnologia mais amplamente implementada, registrando 53,9% de adoção total, enquanto ferramentas de e-learning para aprendizagem permanecem com baixa implementação, em apenas 13,7% das empresas.

Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI, ressaltou que “o mapa revela que a média de maturidade aumentou bem em relação ao ano de 2022, mas aponta também que temos muito espaço para evoluir. Constatamos nesta pesquisa, por exemplo, a pouca implementação de ferramentas de e-learning para aprendizagem e o arrefecimento na ampliação dos canais de negócios on-line”, atribuindo a desaceleração relativa aos canais a possíveis efeitos da reabertura econômica pós-COVID, marcada pelo retorno das atividades presenciais.

Os níveis

O estudo classifica as empresas em quatro níveis de maturidade digital, com a predominância das MPEs no nível emergente e intermediário. A pesquisa destacou que apenas 8,4% das MPEs permanecem no estágio analógico, enquanto o grupo de empresas no nível de Líder Digital cresceu para 4,5% em 2023.

Pelo segundo ano consecutivo, o setor de comércio apresentou a maior evolução no período, saltando de uma pontuação de 43,83, em 2022, para 48,02, em 2023. O setor de serviços, por sua vez, atingiu os melhores resultados em 2023. A diferença entre os dois segmentos e o setor industrial, no entanto, é quase imperceptível: a média de maturidade digital das empresas de serviço alcança, hoje, 48,45. No setor industrial é de 48,28 e entre as empresas do comércio, 48,02.

Entendendo os obstáculos

Apesar dos avanços, a pesquisa aponta a falta de recursos como o principal obstáculo para um progresso mais acelerado na transformação digital das MPEs.

O estudo destaca não apenas os avanços, mas também os desafios a serem superados para impulsionar a digitalização e a maturidade digital contínua das Micro e Pequenas Empresas brasileiras.