Logo E-Commerce Brasil

Confira os detalhes do DEMODay E-Commerce Brasil/Startupi by ShopBack

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Aconteceu em São Paulo durante os dias 26 e 27, o Fórum E-Commerce Brasil, principal evento de e-commerce da América Latina e o terceiro maior evento de e-commerce do mundo, de acordo com a Forrester Research.

Em sua 7ª edição, o evento reuniu 10 mil congressistas que participaram de atividades técnicas e de negócios em 8 áreas de conteúdo. Pela primeira vez, o Fórum realizou em parceria com o STARTUPI, um DEMODay voltado para startups com produtos e modelos de negócio inovadores que apresentaram um Pitch para uma banca avaliadora formada por investidores e especialistas em e-commerce e varejo.

Tiago Batea, sócio-fundador do E-Commerce Brasil, conta que desde a primeira edição do Fórum o mercado pedia por atividades com startups, que é uma área que eles respeitam muito, mas como o e-commerce tem outras prioridades operacionais de logística, gestão, preço e contábil, eles acabavam sempre dando preferência a essas áreas. “Mesmo dentro das limitações, esse ano conseguimos plantar a semente com a parceria do STARTUPI que conseguiu desenhar um modelo bem eficiente viabilizando essa realização que foi um sucesso”, destaca Tiago.

Geraldo Santos, Diretor Geral Startupi e Tiago Baeta, Sócio-Fundador E-Commerce Brasil

Geraldo Santos, Diretor Geral Startupi e Tiago Baeta, Sócio-Fundador E-Commerce Brasil

Para Geraldo Santos, Diretor Geral do STARTUPI,  foi uma honra levar pela primeira vez um DEMODay com empreendedores e investidores para este evento de E-Commerce e Varejo, principalmente pelo que ele representa no Brasil, na América Latina e no mundo. “Foi um piloto muito bem sucedido, com certeza nos próximos anos essa ação poderá crescer e a participação de startups deve ser cada vez mais forte dentro do Fórum.”

Para todas as startups que possuem soluções para e-commerce ou varejo, esse é o principal evento da América Latina para se conectar com as marcas, lojistas, grandes plataformas de e-commerce, grandes clientes, executivos de empresas e investidores. Para o empreendedor é uma visibilidade enorme estar dentro do Fórum E-Commerce Brasil, com certeza em dois dias muitos deles conseguiram fazer reuniões, networking, com grandes possibilidades de gerar novos negócios.

Foram cerca de 200 inscrições para participar do DemoDay. Para a seleção das startups, Geraldo Santos conta que utilizou o mesmo processo que tem usado para a Conferência DEMO Brasil, que segue uma metodologia internacional para avaliação. Entre os principais diferenciais em análise para a escolha das startups, foram levados em consideração:

  • Inovação do Produto ou Ideia
  • Modelo de Negócios
  • Potencial de Mercado
  • Equipe
  • Estágio de desenvolvimento do Produto
  • Escalabilidade
  • Aderência a resolver um problema real de mercado

O DEMODay foi dividido em duas categorias: Soluções para E-commerce (fornecedores) e Novos Modelos de Negócio (varejo). Confira as startups participantes:

Soluções para E-commerce (fornecedores):

Bem InfinitoPlataforma que incentiva doações por meio da venda de produtos em e-commerce.

DitizSoftware para potencializar o marketing boca a boca online para e-commerce com intuito de aumentar suas vendas.

EmbracePlataforma que permite conhecer cada visitante online, cliente de lojas físicas, fã do Facebook de uma forma única e individual e ainda interagir entre estes canais de uma forma dinâmica.

PegaKiStartup de entrega compartilhada para produtos comprados pela internet.

Plataforma InfoSegurançaStartup de entrega compartilhada para produtos comprados pela internet.

POP RecargaMoeda eletrônica que permite que as pessoas sem conta bancária comprem pela Internet usando o dinheiro como meio de pagamento.

RankMyAppAjuda responsáveis por aplicativos móveis ganharem downloads de forma simples e rápida melhorando o marketing e a comunicação do App dentro das lojas de aplicativos.

Shoptutor – Assistente de compras de eletrônicos (TV, smartphone ou notebook) que, através de perguntas simples e interativas respondidas pelo consumidor, interpreta suas demandas e recomenda qual modelo tem mais afinidade com seu perfil, orçamento e necessidades.

SquidVitrines de performance com conteúdo dos próprios usuários, garantindo a mais alta conversão do e-commerce.

As startups tiveram 4 minutos para o Pitch para a banca avaliadora formada por Vitor de Gusmão (Livraria Cultura), João Kepler (DealMatch), Ricardo Penzin (Gávea Angels), In Hsieh (Infracommerce), Fred Rocha (Consultor), Daniel Marigliano (Brazuca VC), Marco Poli (Investidor Anjo) e Maria Clara Almeida (Secretaria de Ciência e Tecnologia de MG).

A vencedora dessa categoria foi a Squid, criada para ajudar os departamentos de marketing em uma tarefa árdua: monitorar e gerenciar os conteúdos gerados por seus consumidores (ou UGC, user-generated- content) nas redes sociais, de forma a reaproveitar esses conteúdos com objetivo de diminuir gastos na produção e ainda melhorar o engajamento com os clientes.

Foto- Marystela Barbosa

Foto: Marystela Barbosa

A tecnologia por trás da startup é capaz de monitorar e coletar as fotos e vídeos que as pessoas geram nas redes sociais, dessa forma as empresas conseguem distribuir esses conteúdos em diferentes canais, como por exemplo: inserir esses conteúdos on-site para aumentar a conversão, disparar e-mails marketing, criar campanhas de retargeting e entre outras funcionalidades, sempre usando conteúdos que os próprios consumidores geram para as marcas.

Fonte: Startupi