O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos pediu na sexta-feira (1º) que Jeff Bezos testemunhe na casa após líderes democratas suspeitarem que a Amazon tenha mentido no Congresso.
A suspeita veio após reportagem do Wall Street Journal que denunciava que a empresa roubava dados de parceiros para produzir seus próprios produtos.
A matéria baseada em depoimentos de 20 ex-funcionários da Amazon deixou em contradição o testemunho do conselheiro geral associado da Amazon, Nate Sutton, em uma audiência em julho perante o Subcomitê Antitruste da Câmara, que está investiga a Amazon e outras empresas de tecnologia.
Sutton garantiu na audiência que a Amazon não usava dados individuais de vendedores em benefício próprio. Por conta disso, membros do comitê entenderam que a Amazon pode ter enganado o Congresso.
“Se a reportagem no artigo do Wall Street Journal for precisa, as declarações da Amazon ao Comitê parecem enganosas e possivelmente criminalmente falsas”, escreveram em carta a Bezos.
Menos Bezos
CEOs da Apple, Google e Facebook já passaram pelo Congresso, Bezos é o único que ainda não fez um depoimento a casa. A carta que recebeu na sexta indica que se o pedido não for cumprido a casa pode recorrer ao processo obrigatório, se necessário”. Na própria sexta-feira, as ações da Amazon caíram 7,6%.
Leia também: Amazon vai investir todo o lucro do 2º trimestre no combate ao coronavírus