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Comércio social vira alternativa para pequenos comerciantes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com aproximadamente 845 milhões de usuários ativos mensais, o Facebook se tornou alternativa de negócio para mais de 100.000 pequenas empresas que promovem e vendem produtos através de suas f-commerces (lojas no Facebook), segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Payvment.

Dados do estudo também mostram que a maioria (84%) dos pequenos comerciantes promove seu negócio na rede social através da interação com sua base de fãs, seguido por anúncios no Facebook, sites externos – incluindo o próprio site (34%), e-mails (30%) e anúncios impressos (12%). 72% têm ao menos 500 fãs em suas páginas empresariais.

Dentre as empresas que afirmam ter anunciado no Facebook, 70% planejam anunciar novamente, com a eficácia em conquistar novos fãs e vendas (68%), possibilidade de pausar e iniciar campanhas a qualquer momento (60%) recursos de segmentação (60%) e facilidade do uso (55%) sendo apontados como os principais fatores para voltarem anunciar na rede social.

No entanto, nem todos os comerciantes tiveram êxito ao tentar angariar novos fãs e clientes com anúncios do Facebook. Dentre os 30% que não pretendem utilizar novamente o Facebook Ads, 68% afirmam não ter adquirido fãs ou clientes em um volume satisfatório, enquanto 65% dizem que o valor cobrado pelos anúncios é muito alto.

O estudo também descobriu que o Facebook é canal de vendas exclusivo para mais de um terço (37%) dos vendedores, enquanto o restante (63%) também tem plataforma própria. Cerca de 29% das empresas comercializam no eBay, 21% no Etsy e 15% na Amazon.com.

Quando perguntados sobre os principais benefícios de manterem operações no Facebook, a maioria dos entrevistados citou a possibilidade de promover suas mercadorias através do marketing social (61%), enquanto 60% citam a comodidade dos clientes que não precisam deixar a rede social para comprar produtos.

A fácil utilização de ferramentas que provêm o comércio social também é considerada um dos principais benefícios do social commerce, com 50% dos comerciantes afirmando ser fácil configurar e manter uma loja no Facebook, enquanto 40% citam a familiaridade com a rede de Mark Zuckerberg com um diferencial.

Um terço (33%) das empresas afirmam que o Facebook possibilita aos consumidores encontrem seus produtos com maior facilidade.