Órgão da Colômbia investigará aplicativos de entregas por atrasos
O órgão regulador do comércio da Colômbia irá investigar queixas de que os aplicativos Rappi, Uber Eats, iFood e Domicilios.com não conseguiram realizar entregas dentro do prazo ou simplesmente não as realizaram no Dia das Mães, além de que são lentos em fazer restituições.
Os colombianos estão presos em casa sob um bloqueio nacional causado pelo coronavírus desde o final de março, deixando-os mais dependentes de aplicativos para entrega de alimentos e presentes para a celebração do último domingo (10).
A Superintendência de Indústria e Comércio pediu dados às empresas de aplicativos sobre quantos pedidos haviam previsto, como se prepararam, e como eles estimam prazos de entrega, disse o órgão em comunicado publicado em seu site.
O regulador também solicitou detalhes sobre como eles modificam os prazos de entrega prometidos e seus procedimentos de reembolso.
“Se for encontrada alguma conduta que viole os direitos do consumidor, como informações enganosas ou insuficientes, falta de qualidade ou adequação de bens e serviços, ignorar direitos de restituição de pagamento ou outra infração dos termos do Estatuto do Consumidor, ela poderá levar multas de até 2.000 salários mínimos mensais”, afirma o comunicado.
Essa multa é equivalente a cerca de US$ 445 mil.