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Clube de Assinaturas: uma estratégia sensorial para fidelizar clientes e gerar receita recorrente

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O comércio eletrônico tem testemunhado uma evolução notável nos últimos anos, impulsionado por estratégias inovadoras e modelos de negócios que transformam a experiência do consumidor. Um desses modelos em ascensão é o “Clube de Assinaturas”. Mas afinal, o que são e como funcionam esses clubes?

Publieditorial Nerau - Programa de fidelidade
(Imagem: Freepik)

O que é um clube de assinatura?

Os clubes de assinatura são uma forma de comércio que oferece aos consumidores a oportunidade de receber produtos ou serviços regularmente, em um intervalo definido, mediante uma assinatura paga previamente. 

Essa abordagem não só garante a entrega contínua do produto escolhido pelo cliente, mas também estabelece uma relação de fidelidade entre marca e consumidor, e abre as portas para as possibilidades e oportunidades da personalização.

Não raro, os clubes de assinatura estão ligados à ideia de curadoria, de exclusividade e de um serviço personalizado. O que garante uma experiência mais rica e, potencialmente, impactante e positiva para os consumidores.

O poder dos clubes de assinatura

O crescimento do mercado mundial de assinaturas têm sido exponencial nos últimos anos. Segundo pesquisas, este segmento já detém 18% das vendas por cartão de crédito no mundo e a expectativa mais recente é de que 75% das empresas ofereçam algum tipo de serviço de assinatura.

Este “boom” acompanha o crescimento das vendas online e também os reflexos da pandemia, bem como a capacidade do modelo de proporcionar vantagens significativas tanto para os e-commerces quanto para os consumidores. 

Para as empresas, esse modelo oferece previsibilidade e recorrência de receita, maior engajamento dos clientes e a oportunidade de estabelecer conexões duradouras com seu público-alvo. Ou seja, é uma ótima estratégia para manter a saúde financeira e o crescimento sustentável da empresa.

Já para os assinantes, os clubes de assinatura são sinônimo de comodidade, ao dispensar a lembrança e compra regulares; e de personalização, ao oferecer produtos adaptados aos gostos e necessidades individuais.

Além disso, há o elemento da surpresa e da excitação, devido à constante novidade dos produtos recebidos e aos complementos quase sempre agregados à entrega – embalagem, brindes, conteúdos exclusivos e outros elementos sensoriais que compõem a experiência.

O que é preciso para criar um clube de assinatura de sucesso?

Para estabelecer um clube de assinatura eficaz e lucrativo, algumas práticas são essenciais:

1 – Estabelecer uma proposta de valor única: É preciso oferecer algo especial e/ou exclusivo para os assinantes, que gere não só desejo momentâneo, mas uma decisão de compra a médio/longo prazo.

2 – Conhecer o mercado e definir com clareza a persona: Entender profundamente o público-alvo é fundamental para oferecer produtos ou serviços que atendam às suas demandas específicas. Um clube de assinatura não deve e nem pode ser para todo mundo, portanto, é crucial traçar e trabalhar com um segmento específico.

3 – Aprimorar a experiência do cliente: Um clube de assinatura é sobre experiências e não sobre produtos, simplesmente. Por isso, é preciso pensar e incluir elementos que agregam valor à entrega, tornando-a memorável e diferenciada.

4 – Garantir qualidade e consistência: Manter a excelência na entrega dos produtos ou serviços é um passo indispensável para cultivar uma clientela fiel e crescente. Então, não dá para abrir mão de uma boa gestão de insumos, pagamentos e logística para que as experiências dos clientes sejam sempre positivas.

Na prática: clubes de assinatura que revolucionaram um mercado

Os clubes de assinatura de sucesso se destacam pela inovação e pela capacidade de cativar os consumidores. Algumas assinaturas ativas no mercado atualmente servem como bons exemplos desse mix fundamental, tais como:

Clube Wine

O Clube Wine carrega hoje o título de “Maior Clube de Vinhos do Mundo” e oferece uma seleção personalizada de vinhos de qualidade, adequados ao gosto de cada assinante. 

A cada entrega, portanto, os membros recebem rótulos exclusivos e informações detalhadas sobre eles. Assim como uma revista com conteúdos temáticos sobre o universo dos vinhos, corta-gotas e outros brindes. Ainda contam com benefícios como descontos, cashbacks e taxa de entrega diferenciada.

Box Magenta

A Box Magenta, apesar de poucos anos de história, é um clube que se diferencia dentro do segmento de beleza ao oferecer uma seleção de cosméticos totalmente personalizada, adaptados ao perfil de beleza e às preferências de cada assinante. 

A ideia é que nenhuma cliente receba um produto que não seja adequado para o seu cabelo, pele, estilo ou gosto pessoal. Para isso, a Magenta possui uma curadoria de marcas em seu catálogo e um algoritmo exclusivo que realiza as seleções com precisão e inteligência. 

A caixa tem a cor que nomeia a marca e os produtos são acompanhados por adesivos, cartões colecionáveis, acesso para a revista digital e eventuais amostras e brindes. Além disso, assinantes usufruem de cupons de desconto e de um programa de pontos que permite a troca por outros produtos e prêmios.

Clube da Giu

Recentemente lançado pela Giuliana Flores, o Clube da Giu oferece uma nova experiência dentro do segmento floral. Concebido para atender às necessidades de consumidores que buscam decorar ambientes com flores naturais, o clube oferece não apenas conveniência, mas uma experiência sensorial completa.

Além de uma seleção personalizada e cuidadosa de flores naturais, a assinatura inclui um sachê perfumado, uma playlist temática e um papel de presente sazonal, proporcionando um respiro na correria do dia a dia dos assinantes. Feito para quem reconhece o valor das flores no cotidiano!

Este novo serviço não apenas se conecta com a persona da marca Giuliana Flores, mas também é uma estratégia poderosa para que a marca ganhe alcance e novos públicos, se aproxime ainda mais dos seus clientes e aumente as conversões no e-commerce. Conheça mais aqui.

Os exemplos citados têm em comum a criação de diferenciais competitivos e uma entrega que vai além da transação comercial. Para implementar o modelo e estratégia dos clubes de assinatura, este esforço é fundamental. Que tal investir nessa ideia inovadora e muito promissora por aí?