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Censo da fraude 2021 mostra o comportamento dos fraudadores no primeiro semestre

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Nos primeiros seis meses de 2021, mais de R$ 123 bilhões em compras online foram processadas, valor 251,42% maior do que os 35 bilhões registrados no mesmo período do ano passado, e R$ 1,7 bilhão em prejuízos foram evitados ao setor de e-commerce e pagamentos digitais. Os dados fazem parte do Censo da Fraude 2021, levantamento que mostra o comportamento do comércio eletrônico e do fraudador brasileiro no primeiro semestre, lançado pela Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online.

Ao todo, foram verificados nove pedidos por segundo e barradas 1,5 milhão de fraudes. Quando observamos as tentativas de golpe registradas por estado, São Paulo fica em primeiro lugar, sendo responsável por 41,55%, ante 20,8% no mesmo período do ano passado. Em seguida temos Minas Gerais (10,74%) e Rio de Janeiro (9,42%), que demonstrou uma queda de mais de 60% em relação a 2020.

Entre os que apresentaram quantidades menores de investidas estão o Amapá (0,16%), Acre (0,13%) e Roraima (0%). Na análise por região, o Sudeste lidera, enquanto o Norte tem o menor índice. Confira mais detalhes no gráfico:

Com relação ao comportamento dos fraudadores, o estudo aponta ainda para um cenário diferente do que o do ano anterior: apesar do número de vendas crescer gradativamente de janeiro a junho, a quantidade de fraudes também foi registrando queda progressivamente. Já em 2021, o montante de tentativas de golpe cresceu junto com as vendas. Veja no gráfico:

Após a chegada da pandemia da Covid-19, novos consumidores passaram a fazer compras no ambiente online. E quem já tinha o hábito de adquirir produtos em lojas virtuais, começou a fazer isso com maior frequência. Essas mudanças de comportamento provocaram um aumento das vendas legítimas e o crescimento foi tão expressivo que serviu para equilibrar o número de investidas dos fraudadores. O resultado é que, no período analisado, o percentual de golpes por pedido caiu em quase todos os estados.

São Paulo teve apenas 1,06% de tentativas de fraudes entre as vendas do Estado, enquanto no Rio de Janeiro esse montante ficou em 0,88% – vale ressaltar que em 2020 o mesmo índice local era de 6,03%.

Nos últimos cinco anos, a Konduto mostrou em seus levantamentos que a ideia de que os criminosos cibernéticos agiam com mais intensidade na madrugada era um mito. E, em 2021, essa questão se confirmou novamente, pois o maior número de golpes foi registrado entre 12h e 0h (70%). Na comparação com 2020, a quantidade de tentativas no período caiu ainda mais, passando de 17,3% para menos de 13%.

Outro dado interessante é com relação ao dispositivo utilizado pelos criminosos virtuais. Em 2021, mais de 66% das investidas foram realizadas em dispositivos mobile, contra 58% em 2020. Já com relação ao navegador pode-se destacar Chrome mobile (43,57%); Chrome (33,49%); Mobile Safari (16,43%).

“As mudanças no e-commerce acontecem geralmente em um ritmo mais rápido do que em outros modelos de negócio. E percebemos que, após a pandemia, elas passaram a ocorrer de forma muito acelerada. Pensando nisso, resolvemos lançar, pela primeira vez, o Censo da Fraude com recorte semestral. Queremos entender e ajudar as empresas a responderem às transformações de maneira mais ágil, com tempo para se prepararem para as vendas do segundo semestre, especialmente a Black Friday e Natal”, conta Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Confira os dados completos do primeiro semestre desse ano, baixe agora o Censo da Fraude 2021.

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