O Grupo Carrefour Brasil iniciou na terça-feira, 26, uma nova operação de e-commerce no País, o Carrefour.com. Com essa iniciativa, a companhia amplia sua relação com os clientes a partir de uma oferta completa para as compras da casa e da família. A partir de agora, os consumidores usarão uma plataforma tecnológica e soluções avançadas de marketing digital que permitirão uma progressiva integração do e-commerce com as lojas no futuro.
“O início da operação do e-commerce no Brasil reforça a nossa estratégia omnichannel. Investimos em soluções tecnológicas de alta performance e em profissionais qualificados para construirmos uma operação inovadora, capaz de atender os consumidores com eficiência e que fortalecerá a atuação do Grupo Carrefour como um dos mais completos varejistas brasileiros”, destaca Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Toda a plataforma do Carrefour.com foi desenvolvida para sustentar a sinergia da operação online e lojas físicas, em linha com modelos de sucesso que a companhia já opera em diversos países. A integração progressiva com as lojas físicas possibilitará que o sortimento do e-commerce possa ser acessado pelos clientes que estão no hipermercado, integrando os canais e oferecendo sortimento estendido. No futuro, os clientes contarão ainda com diversas facilidades, como realizar a retirada, troca, devolução ou suporte técnico de produtos do e-commerce direto nas lojas físicas.
Consumer experience
A estratégia omnichannel tem como base a clara visão do Carrefour.com em proporcionar alto nível de serviço e uma experiência de compra prazerosa para os consumidores. “Nosso cliente não tem tempo a perder, ele quer experiências simples e rápidas. Seja durante a navegação para busca do produto ideal, seja na hora de administrar um pedido em andamento, nossos clientes querem fluidez e autonomia, exatamente o que entregamos para facilitar o processo de compra online”, explica Francisco Donato, Diretor do Carrefour.com.
Para atingir este objetivo, o Carrefour.com investiu em modernas tecnologias que permitirão a individualização da navegação, aumentando a relevância do que é mostrado para cada cliente. O site é responsivo, em aderência à realidade já consolidada da navegação por meio de dispositivos móveis. Tudo ancorado em muito conteúdo e uma catalogação de produtos intuitiva, que irá permitir que os clientes encontrem um mesmo produto por diferentes caminhos de navegação.
O cliente do Carrefour.com se beneficiará também de uma grande autonomia no serviço pós-venda. O rastreamento de pedidos é totalmente detalhado, mantendo o usuário informado de todo o processo da sua compra. O cliente poderá, por exemplo, solicitar uma mudança em seu pedido em questão de segundos, diretamente no site. Caso qualquer etapa do processamento ultrapasse o tempo padrão, um alerta será gerado para o time de atendimento, que passará a atuar preventivamente para garantir a entrega do pedido no prazo prometido.
Marketplace
Na primeira etapa, a operação irá atender toda a região Sudeste do Brasil. A expansão geográfica será gradual, nos próximos meses, para as regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, respectivamente. No final de 2016, o site irá ampliar a oferta de produtos a partir de sua operação de marketplace, abrangendo as categorias de Auto & Ferramenta, Cultura & Lazer, Moda e Petshop. Nas próximas etapas, o site irá iniciar a venda de alimentos.
O Carrefour.com conta com um Centro de Distribuição exclusivo em Embu das Artes (SP). Progressivamente, irá compartilhar dos centros de distribuição das lojas físicas, aproveitando a grande capilaridade da rede no Brasil para se aproximar dos clientes e ganhar em eficiência. Além do sortimento próprio, o modelo de negócio via marketplace irá conferir capacidade de multiplicação da oferta, reduzindo a demanda por estrutura e capital próprios.
“Nossa estratégia e modelo operacional foram concebidos para capturar o melhor do mundo físico e do mundo digital a favor do cliente Carrefour e da eficiência do negócio. Ativos atuais serão utilizados para impulsionar o Carrefour.com que, por sua vez, possibilitará a inclusão futura de diversos serviços, baseados no meio digital, para todos os formatos, o que permitirá melhorar a experiência dos nossos consumidores e aumentar cada vez mais nossa relação com eles”, completa Donato.