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Camara-e.net promove Ciclo MPE para ajudar empreendedores a driblar a crise

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Ser o próprio patrão, sair da estatística do desemprego, driblar a crise. Esses são alguns dos motivos que levam muitos empreendedores para o comércio eletrônico. Pelo bom desempenho do varejo online, que passa bem apesar do cenário econômico pouco favorável (o faturamento cresceu 15% em 2015, atingindo R$ 41,3 bilhões, de acordo com o E-bit), o número de novos empreendedores que buscam capacitar-se para montar uma loja virtual está aumentando.

No ano passado, o Ciclo MPE – iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) que em 2016 percorrerá 17 cidades do país ensinando micros, pequenos e médios empreendedores a planejar, montar, operar e divulgar uma loja virtual – capacitou 2.200 pessoas interessadas em atuar na área. Mas desde fevereiro, quando as atividades do Ciclo MPE começaram, 670 pessoas já participaram dos seminários.

“A procura está tão grande que, nas cinco cidades pelas quais o Ciclo MPE já passou, fizeram a capacitação mais de um terço de todos os participantes do ano passo”, diz Fernando Ricci, secretário-executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa. “A cada etapa o número aumenta”.

Para capacitar essa demanda crescente, no próximo dia 28, a camara-e.net realiza em São Paulo, das 8h às 19h, mais uma etapa do Ciclo MPE. Serão dez seminários de 45 minutos de duração cada, abordando infraestrutura, operação e marketing do varejo online. Os participantes podem interagir com os palestrantes durante os seminários e nos intervalos.

O Ciclo MPE de São Paulo acontece no Auditório da Escola de Negócios do Sebrae-SP (Campos Elíseos). São 200 vagas com inscrições gratuitas. Depois dos seminários haverá uma oficina, também gratuita, para os participantes interessados em acompanhar a criação de uma loja virtual na prática.

Com patrocínio máster dos Correios e do BNDES e apoio do Sebrae-SP, o Ciclo MPE tem por objetivo estimular a abertura de novas lojas virtuais e a adaptação das já existentes às normas de segurança, conduta e boas práticas que dão maior credibilidade ao comércio eletrônico.

SERVIÇO
– Quando: 28/04, das 8h às 19h
– Local: Auditório da Escola de Negócios do Sebrae-SP
– Endereço: Alameda Nothmann, 598, Campos Elíseos, São Paulo/SP
– Inscrições e programação: http://www.ciclo-mpe.net/web/inscricao/index/eventid/122