Logo E-Commerce Brasil

YouTube e Netflix são os principais serviços on-demand de vídeo no Brasil, diz pesquisa

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1) pela RBC Capital Markets mostra que, em agosto, 84% dos brasileiros utilizaram o YouTube para assistir a séries e filmes. Já 71% preferiram acessar o serviço on-demand do Netflix – as plataformas de canais de televisão aberta, como as da Rede Globo e SBT, ficaram para trás, distantes dos líderes.

Apesar dos 13 pontos percentuais separando os dois primeiros colocados, o levantamento revelou que boa parte dos usuários do Netflix utilizou o serviço com uma conta paga no último mês – segundo a RBC, cerca de 57% deles estavam pagando pelo cadastro.

De acordo com a pesquisa, nenhum outro país teve uma taxa tão alta. Como comparação, nos Estados Unidos, onde o serviço nasceu, um levantamento do J.P. Morgan indicou que 46% dos entrevistados americanos tinham assinado para assistir a séries online.

O Netflix no Brasil também é o de maior sucesso no mundo. O índice de usuários que assistiram a filmes e séries pelo site (71%) em agosto foi o maior entre todos os mercados analisados pela RBC, inclusive nos Estados Unidos.

 

Já os serviços brasileiros se posicionaram bem atrás. Cerca de 50% dos entrevistados disseram ter utilizado a plataforma on-demand da Rede Globo, principal conglomerado televisivo do país. Já 40% dos usuários acessaram o SBT – que mantém um player gratuito com a programação do canal aberto da TV e ficou empatado com o Google Play.

O “Top 10” dos sites com vídeos on-demand mais acessados conta ainda com Amazon, iTunes, Netmovies, portal Terra e Saraiva. Em 11º lugar está o Muu, pertencente ao grupo Globo. Outras plataformas somam 2% dos acessos.

Fonte: eMarketer