Logo E-Commerce Brasil

BolePix da Vindi: simplicidade do boleto e modernidade do Pix em uma única fatura

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Vindi passou a disponibilizar, como mais uma opção de meios de pagamento em sua plataforma, o BolePix, uma inovação que promete simplificar ainda mais as transações financeiras no Brasil. Este novo serviço une a familiaridade do boleto bancário à modernidade do Pix, proporcionando aos consumidores e empresas uma opção flexível e eficiente para realizar e receber pagamentos.

Afinal, o BolePix traz, na mesma fatura, os dois métodos já altamente consolidados no sistema financeiro. De acordo com dados do Banco Central, mais de 4 bilhões de transações pix foram efetuadas somente no mês de novembro do ano passado, enquanto 345 bilhões foram feitas com boleto. Falando em valores, o boleto sozinho movimentou mais de R$49 bilhões no mesmo período e o Pix, R$1 trilhão.

Com uma das tecnologias mais avançadas do mundo em pagamentos e consumidores dispostos a aderir às inovações, o Brasil está na vanguarda dos pagamentos digitais. Conforme dados fornecidos pela Núclea, entre julho de 2023 e março de 2024, cerca de 42 milhões de boletos foram quitados por meio do sistema pix. No entanto, esta quantidade representa apenas uma fração de 1,5% do total de pagamentos processados durante o mencionado intervalo de tempo. 

No entanto, um artigo veiculado no jornal Valor Econômico sugere que esses números podem estar subestimados. Após investigação junto às instituições emissoras de boletos, o veículo constatou que os pagamentos de boletos via pix poderiam corresponder a aproximadamente 25% do total de liquidações realizadas.

Por que disponibilizar o BolePix

O BolePix da Vindi responde às demandas dos consumidores modernos, oferecendo a conveniência de escolher entre pagar via código de barras ou então QR Code sem precisar gerar mais nenhum documento além da própria fatura.

  • Pagamentos via código de barras: quando o cliente decide efetuar o pagamento pelo código de barras o fluxo segue normal, assim como o período de compensação bancária do boleto convencional;
  • Pagamentos via QR Code: se o cliente decide efetuar o pagamento da fatura através do Pix, o período de compensação é reduzido.

Além disso, os boletos da Vindi já são registrados e a baixa é automática, isto é, quando o cliente efetua o pagamento através de uma das modalidades a outra é automaticamente invalidada, evitando pagamentos em duplicidade. 

Com o lançamento do BolePix, a Vindi reforça o compromisso em descomplicar e modernizar os processos de pagamento, proporcionando eficiência e praticidade tanto para empresas quanto para consumidores.

Saiba mais sobre o BolePix da Vindi