Para pequenas e médias empresas (PMEs) do e-commerce brasileiro, a Black Week 2023 representou crescimento de 45% no faturamento em relação ao ano passado. Ao todo, a arrecadação chegou a R$ 163,5 milhões entre 20 e 26 de novembro. As informações são da Nuvemshop.
O resultado é considerado positivo e sinônimo da flexibilidade do setor em meio ao período de descontos. Na visão de Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente na Nuvemshop, a abordagem das PMEs foi o que fez diferença nesta edição da Black Week e Black Friday.
“A adaptação do varejo online brasileiro em relação à Black Friday se consolida nos dados, mostrando que maiores períodos promocionais fazem sucesso com os consumidores. A Black Week teve uma grande movimentação em pedidos nas PMEs online, garantindo maiores faturamentos para este final de ano”, pontua.
A média de descontos oferecidos pelos lojistas foi de 25%.
Mais resultados
No início da Black Week, entre terça (21) e o meio-dia de sexta-feira (24), as PMEs movimentaram R$ 77 milhões, vendendo 1,1 milhão de itens. O ticket médio chegou a R$ 265.
Para a data completa, contando também com os números do final de semana, o número de produtos vendidos chegou a 2,5 milhões. Já no ticket médio, ouve uma diminuição para R$ 262,80.
Categorias
As categorias com mais vendas entre as PMEs no e-commerce, segundo dados da Nuvemshop, foram
– Temperos
– Granola
– Creatina
– Relógios
– Óculos de sol
– Camisetas
– Biquínis
Já entre os segmentos com maior faturamento estão Moda (R$ 72 milhões), Saúde & Beleza (R$ 13 milhões) e Casa & Jardim (R$ 8,5 milhões).
Canais de venda
Ao todo, 92% das compras do e-commerce geradas a partir das redes sociais foram originadas pelo Instagram. Outro dado interessante é que aproximadamente 80% dos consumidores compraram via dispositivos mobile.
Meios de pagamento
O cartão de crédito permaneceu como escolha primária dos usuários que compraram de PMEs, representando 53% dos pedidos.
Por outro lado, superando outras modalidades e apresentando a curva de crescimento esperada por especialistas neste ano, o Pix foi utilizado em 39% dos pedidos.
Regiões
Dentre os estados que mais faturaram na semana, São Paulo foi o líder, de acordo com a Nuvemshop. O pódio conta ainda, respectivamente, com Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro.