Logo E-Commerce Brasil

Conferência Rio: idealizador da Black Friday no Brasil dá dicas para aproveitar a data

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Conferência E-Commerce Brasil RIO 2016 acontece nos dias 8 e 9 de Novembro no Centro de Convenções Sulamérica no Rio e contará com 1000 congressistas.

Em sua 5ª edição, a Conferência traz os principais players locais e nomes importantes do varejo brasileiro para discutirem as perspectivas e as melhores práticas do mercado, entre eles, Pedro Eugênio Toledo Piza, idealizador do Black Friday Brasil.

A data, inclusive, promete aquecer o varejo online: de acordo com pesquisa do Ebit, 84% dos consumidores que usam e-commerce devem comprar algum produto no dia 25 de novembro.

Para ele, o crescimento da Black Friday no Brasil é apoiado por dois fatores: primeiro o amadurecimento do consumidor que está mais consciente sobre como funciona a data e depois a melhoria dos serviços prestados pelos varejistas. “Segundo dados de uma pesquisa que fizemos, 74% dos consumidores se dizem engajados ou animados com a edição de 2016”, aponta Pedro.

O segredo para que o lojista consiga fidelizar os consumidores após a data é alinhar expectativas de fornecedores, clientes e da própria operação. “Se você prometer entregar o produto em 10 dias, mas entregar em 5 você já está surpreendendo o cliente de forma positiva. O segredo é não focar apenas no que dá certo, mas também saber o que fazer quando alguma coisa sair errado”, aconselhou.

Pedro finalizou ressaltando a importância que a Black Friday tem para o e-commerce. Além de movimentar vendas, a Black Friday também ajudou a levar o e-commerce até aqueles que não conheciam ou não tinham acesso. “A data funcionou como um divulgador do comércio eletrônico, pois as pessoas sabiam que o evento era online. Temos que aproveitar essa oportunidade para permitir que mais pessoas façam compras de forma econômica e conveniente”, disse.

Saiba mais sobre a Conferência Rio: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasil-rio/

Assista à Palestra de Pedro Eugênio: https://www.ecommercebrasil.com.br/multimidia/case-black-friday-como-desenvolver-estrategias-de-descontos-para-fidelizar-os-usuarios/

Confira Os Bastidores da Black Friday em 2015: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/assista-ao-video-os-bastidores-da-black-friday-do-e-commerce-brasil/