Adotada pelo varejo brasileiro em 2011, o costume norte-americano de oferecer descontos na sexta-feira depois do feriado de Ação de Graças já se tornou uma das datas mais lucrativas para o comércio eletrônico. Em alguns anos, chegou a superar datas consideradas tradicionais pelo setor, como o Dia das Mães.
No ano passado, o crescimento das vendas de lojas online na Black Friday cresceu 24% em relação a 2013, enquanto o Dia das Mães teve alta de 10%, segundo dados reunidos pela área de e-commerce da Cielo e apresentados durante conferência do setor realizado no Rio de Janeiro, no dia 30 de outubro. Isso significa que o perfil de comportamento do consumidor online também se transformou, e os lojistas têm de estar preparados.
“A Black Friday mostra que é um dia comemorativo em franca expansão. Está realmente crescendo muito e aumentando seu impacto. É uma data que tem liderança muito importante dentro do varejo como um todo. Esse fenômeno não está sendo notado nas outras datas. Se você olha o Natal, em 2013 e 2014, houve uma média de crescimento abaixo do crescimento do varejo em geral”, observa o gerente do canal de e-commerce da Cielo, Diego Feldberg.
Uma das mudanças mais claras foi a planejamento dos compradores para a data. Como a Black Friday vem se consolidando como um evento de grande relevância dentro do calendário do comércio, o consumidor já está aprendendo a esperar pela data para adquirir os objetos de seu interesse e até mesmo antecipar as compras de Natal.
“A Black Friday de fato está mudando o padrão de comportamento do consumidor. O que você notava é que o cliente começava a fazer as compras de Natal e de final de ano nas primeiras semanas de dezembro. O que aconteceu na Black Friday de 2013 e 2014 de maneira bem consistente é que houve uma antecipação dessas compras”, avalia Feldberg.
Fonte: Terra