
As live-commerce são um fenômeno cada vez mais presente no momento de compra dos consumidores. De acordo com pesquisa da Opinion Box, os detalhes e descontos exclusivos funcionam como os principais atrativos para os clientes.
Em função do desenvolvimento das tecnologias e interesse do público por compras online esse formato vem se popularizando. Lembrando que este modelo diz respeito à promoção e à venda de produtos através de transmissões ao vivo.
A nova estratégia
Para o ano de 2023, segundo a Mckinsey, a expectativa financeira sob o novo modelo de compras totaliza US$ 423 bilhões em vendas globalmente. Com a aproximação da Black Friday, mais empresas vêm investindo em uma nova abordagem para se conectar com os consumidores e as lives se portam como uma estratégia primordial.
Monique Lima, CEO da Mimo Live Sales, ressalta que “a média de conversão, que geralmente é de 10%, dobrou nessa época, com marcas optando por fazer lives ´pré Black´, já na primeira ou segunda semana de novembro”.
Entretanto, é essencial garantir plataformas “one stop solution” que evitem fricções no momento de compra, contribuindo para o sucesso das transmissões.
“Com a live ocorrendo no próprio site ou aplicativo da marca, o cliente pode interagir no chat, conferir detalhes de produtos, tirar dúvida e efetuar a compra – tudo na mesma tela”, finaliza Lima.
No Brasil, algumas das empresas que já fazem uso da nova estratégia são: Bayer Agro, Carrefour, Philips e FutFanatics.
Marketing de influência
Outro ponto de destaque é o marketing de influência. As lives fazem bom uso das imagens e reputações dos influenciadores para realizar a mediação entre produtos e consumidores.
“Atualmente, 80% das lives commerce têm influenciadores como um dos apresentadores, já que eles trazem um público novo para a marca. As lives também contam com um segundo apresentador, um conhecedor técnico dos produtos, e ajuda respondendo às perguntas dos consumidores, enquanto o influenciador faz o papel de conexão com o público”, destaca Carlos Scappini, sócio e COO da Mynd.