Segundo levantamento realizado em outubro pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para diversos segmentos do mercado, a Black Friday deve corresponder a 21% do total de vendas do Natal, isto é; o período que compreende 20 de novembro a 20 de dezembro.
Ainda de acordo com a estimativa, o percentual é maior do que nos últimos dois anos, quando chegou a 19% (2014) e 16% (2013). “O hábito de antecipar as compras de Natal não é de hoje. Porém, anualmente, mais consumidores aderem à estratégia. Em 2015, com o cenário econômico instável, a tendência é aproveitar ainda mais a Black Friday”, explica Omar Jarouche, Gerente de Inteligência Estatística da ClearSale.
Quando analisado o período de véspera da Black Friday até a CyberMonday, o percentual que corresponde às vendas de Natal é quase metade do total: 44%. Em 2014, o mesmo indicador foi de 42,92% e em 2013, de 35,98%. “Os descontos aplicados na Black Friday e CyberMonday se tornam grandes atrativos para o consumidor na hora de fazer compras de Natal. Se a loja oferecer frete grátis ou mais descontos no pagamento à vista, há grandes chances do consumidor aproveitar e expandir sua lista”, opina Omar.
Marcada para acontecer neste ano no dia 27 de novembro, a Black Friday é uma das maiores datas do varejo do país e deve movimentar R$ 978 milhões, como mostra estudo feito pela ClearSale.