O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (14), por meio de nota, o adiamento do início da fase 2 do open banking de 15 de julho para 13 de agosto deste ano.
A mudança atendeu a pedido formal feito pela estrutura de governança do sistema. “Dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento”, informou o BC.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o BC informou ainda que o cronograma das demais fases do open banking está mantido. A terceira fase do open banking começa em 30 de agosto.
“O open banking é uma medida de longo prazo e prioritária na Agenda BC#, que visa definir as condições para o sistema financeiro do futuro, mediante a criação de novos canais de comunicação e de acesso a serviços financeiros, de forma a garantir uma jornada digital para o consumidor que seja segura, ágil, efetiva e conveniente”, disse o BC na nota. A autarquia afirmou que permanece “vigilante no processo de implementação, não economizando esforços para isso”.
O diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otavio Ribeiro Damaso, afirmou na terça-feira (13), que o projeto vai tornar o sistema financeiro brasileiro mais eficiente, competitivo e inclusivo. “O open banking será uma plataforma em que novos produtos poderão ser desenvolvidos”, afirmou Damaso, durante evento virtual.
Leia também: BC adia para setembro de 2022 funcionamento completo do open banking