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Atualização do Google vai forçar lojas virtuais a usarem mobile

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Com o recente anúncio do Google – de priorizar sites orientados para celulares e tablets nos resultados orgânicos, as empresas brasileiras, sobretudo aquelas que atuam com comércio eletrônico, deverão reestruturar suas páginas na internet para contemplar o crescente acesso de usuários com aparelhos portáteis. A avaliação é de Diego Ivo, CEO da Conversion, consultoria especializada em negócios digitais no Brasil.

Segundo estudo da própria Conversion, houve em 2014 um aumento de 200% no número de pessoas que usam o celular ou tablet para acessar lojas virtuais. “Cerca de 20% de todos os acessos são feitos por esses aparelhos, mas esse número cai pela metade quando o assunto é a venda concretizada por esses mesmos dispositivos”, afirma o executivo. “O hábito do consumidor mudou e o celular, por exemplo, é um dos principais canais de acesso à internet no Brasil, mas a maioria dos sites não está preparada para gerar uma boa experiência”, complementa.

O Google, por sua vez, tem se demonstrado preocupado com sites em seus resultados de busca que não apresentam boa experiência para esses dispositivos. Segundo um porta-voz do gigante das buscas, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente em seu celular ou tablet. Por isso, vai atualizar o seu algoritmo para diferenciar em seus resultados páginas com melhor experiência em dispositivos móveis dos que aqueles que funcionam bem apenas em computadores.

A atualização do algoritmo será feita em um de seus critérios de rankeamento que avalia como as páginas são exibidas na tela do usuário. Segundo Raphael Simoni, analista de SEO (search engine optimization) da Conversion, antes o algoritmo do Google só fazia essa avaliação simulando a tela de um desktop. “Em poucos meses, esse algoritmo, chamado de PageLayout, deverá priorizar sites com boa experiência em celular e, por isso, será imprescindível que as empresas atualizem seus sites”, explica Simoni.

Segundo o especialista, para que os sites fiquem mais bem posicionados, é preciso que as páginas sejam desenvolvidas com os princípios conhecidos como “Mobile First”. “Ou seja, têm de ser pensados primeiramente na experiência do usuário a partir do celular e, depois, no desktop”, ressalta Simoni. “Sites desenvolvidos a partir desse princípio, também conhecidos como “responsivos”, costumam se adaptar a qualquer dispositivo e agora poderão ficar mais bem posicionados nos resultados do Google”, finaliza.

Fonte: Conversion