Logo E-Commerce Brasil

Atacarejo deve reduzir abertura de lojas em 2025, indica Carrefour Brasil

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O setor de atacarejo deve pisar no freio em aberturas de lojas neste ano, pressionado pela alta dos juros, disse o presidente-executivo do grupo Carrefour Brasil nesta quarta-feira (19). A redução do ritmo de expansão já ocorre desde o ano passado, com a controladora abrindo menos lojas do segmento.

Mulher de calça jeans e camisa branca com cesta de supermercado laranja em mãos pegando produtos do frigorifico
(Imagem: Reprodução)

“Podemos ter em 2025 um ano de menor quantidade de lojas abertas no atacarejo”, disse Stéphane Maquaire, em conferência com analistas do setor de varejo após a publicação dos resultados de quarto trimestre do Carrefour Brasil na noite da véspera. As informações são da Reuters.

“Foram mais ou menos 100 lojas abertas no ano passado, o que já foi bem menos que em 2023 e 2022”, disse o executivo, citando que a empresa, controladora da bandeira Atacadão, está mais focada em desacelerar e reduzir a abertura de novas lojas.

Porém, com a perspectiva de fechamento de capital pelo controlador da empresa, o francês Carrefour, Maquaire afirmou que isso poderá ajudar a acelerar o processo decisório e contribuir para agilizar “um pouco” os planos de expansão da subsidiária brasileira nos próximos anos.

Questionado sobre a performance de vendas do grupo no início deste ano, o executivo mencionou sem dar detalhes que as vendas de janeiro foram “bem melhores” que as de dezembro, quando a empresa viu uma desaceleração em relação a novembro e outubro, e que o desempenho dos primeiros dias de fevereiro está melhor que o registrado no mês passado.