De acordo com uma nova pesquisa do eMarketer, 80,1 milhões de consumidores norte-americanos vão pagar por aplicativos móveis pelo menos uma vez este ano, o que representa apenas 33,3% de todos os usuários mobile.
O total inclui também os chamados feature phones, que comprime as taxas de penetração em geral. Contudo, a minoria de grupos de consumidores tanto de smartphones como de tablets vão pagar por e para instalar apps em seus dispositivos este ano. Apenas 35.8% de todos os usuários americanos de smartphones vão comprar apps em 2015, totalizando 65,2 milhões de pessoas.
Os usuários de tablet estão muito mais propensos que os usuários de smartphone a comprar apps para seus dispositivos, segundo estimativas, 44,0% de todos os usuários de tablets, ou 60,9 milhões de pessoas vão comprar apps para download e instalação nesses dispositivos este ano.
Além da baixa demanda do mercado por compras de aplicativo, o fornecimento deles também está em declínio. Desde que os apps são percebidos como centro de custo pelos usuários de smartphones, desenvolvedores que conhecem a preferência dos consumidores por aplicativos gratuitos têm se afastado do modelo “pay-to download” para atrair uma base maior de usuários.
Aplicativos pagos podem atrair uma audiência maior e mais fiel – em categorias como produtividade, negócios e navegação – mas esta é uma porcentagem em declínio nos marketplaces.
Além disso, muitos desenvolvedores testaram o modelo de download pago em comparação com as interações variadas do modelo gratuito – intitulado “app-purchades”, assinaturas e os app-advertising (anúncios nos aplicativos) – e de modo geral descobriram que o último modelo pode ser mais lucrativo.
É claro que o fato da maioria dos usuários mobile não quererem pagar por aplicativos não significa que eles não vão instalá-lo. Segundo estimativas do eMarketer, 93% dos usuários de smartphones dos Estados Unidos vão baixar e instalar pelo menos um aplicativo este ano e mais de 90% dos usuários de tablet também pretender fazer isso.
Fonte: eMarketer