Logo E-Commerce Brasil

Apple Pay chega à Espanha, e Alemanha pode ser próximo país a receber serviço na Europa

A Apple anunciou a expansão do seu serviço e-wallet e divulgou a chegada do Apple Pay à Espanha nesta quarta-feira (7). Agora, a modalidade de pagamentos da gigante americana está disponível em 12 países, sendo quatro deles europeus.

No país, ele vai aceitar cartões do banco Santander, Carrefour, Ticket Restaurante e American Express. Até o momento, 27 lojas oferecem o Apple Pay na Espanha, entre elas a Media Markt, grande varejista de eletrônicos, e a rede Bershka, de moda.

De acordo com a empresa, os usuários poderão, “em breve”, adicionar seus cartões ao aplicativo da carteira virtual e gerar pontos nos seus programas de fidelidade.

A novidade, porém, não agradou a todos. Pablo Valerio, jornalista de tecnologia espanhol, escreveu em seu blog que o Apple Pay pode ser uma boa para os usuários de iPhone, mas para os lojistas e demais consumidores a experiência pode ser outra.

Ele alega que os donos de celulares da empresa foram impedidos de usar esse tipo de serviço por muito tempo porque a Apple não permite a aplicativos de terceiros acessar as facilidades NFC (tecnologia por proximidade) dos smartphones da marca, enquanto os bancos já ofereciam o pagamento por e-wallet a usuários Android.

“Agora, a Apple construiu um monopólio de pagamentos por meio do iPhone e cobra pesadas taxas dos bancos e dos lojistas para autorizá-los a oferecer o serviço”, afirmou. “As taxas iniciais variam de US$ 50 mil a US$ 100 mil. E ainda foi noticiado que a Apple cobra 0,15% por transação. E quem paga a conta são os bancos e as empresas de processamento de pagamentos, que taxam os lojistas”, explicou.

 

Alemanha na mira

Até onde parece, a Espanha não deve ser o último país europeu a receber o serviço. Rumores dão conta de que a Alemanha faz parte do projeto de expansão da Apple no Velho Continente. Em outubro, a companhia do Vale do Silício postou informações na sua página alemã sugerindo o lançamento do e-wallet em breve.

Fonte: E-Commerce News Europa