A digitalização dos consumidores durante o período de isolamento social fizeram com que aplicativos de compras aumentam 80% suas instalações no Brasil. Além disso, aplicativos de de delivery tiveram picos de crescimento. Dessa forma, gerações menos familiarizadas com o mobile, passam a usar tais ferramentas no dia a dia de confinamento.
Ainda não sabendo se o momento atual é o auge da pandemia de Covid-19 no Brasil, mas com três meses de isolamento social em algumas cidades, muitos consumidores e empresários já se veem habituados a este “novo normal”.
Da noite para o dia, muitos líderes viram suas robustas estruturas de vendas serem reduzidas apenas aos canais digitais. Enquanto isso, pequenos negócios tiveram que se adaptar a serviços terceirizados de vendas online, como os aplicativos, sendo enfim forçados pela situação a submeterem seus produtos a um universo diferente.
Além das consequências imediatas da crise, está claro que o isolamento social está acelerando o futuro dos serviços digitais. Dessa maneira, anos de mudanças de comportamento agora estão acontecendo em semanas.
O papel-moeda está finalmente sendo abandonado, estudantes estão se habituando ao contato com seus professores através de videoconferência e empresas aprenderam que o home office é viável.
Crescimento do uso de aplicativos
De acordo com a AppsFlyer, líder global de atribuição e mensuração de dados de aplicativos, entre março e maio deste ano, o uso de aplicativos financeiros de bancos tradicionais aumentou em média 53%. Já os aplicativos de compras tiveram aumento de 80% em instalações e 50% de aumento em receita.
Apps de delivery tiveram picos impressionantes de até 700% de aumento em downloads em algumas semanas de abril na cidade de São Paulo.
O que podemos analisar desta situação é que os padrões de movimento se altearam. Antes os consumidores iam até os vendedores e agora são os vendedores que devem mais do que nunca chegar aos consumidores. Esta antes era uma praticidade oferecida por grandes empresas, porém, hoje é uma necessidade para todos. O cenário dos consumidores coloca a mudança para o digital em maior velocidade.
Aplicativos como alternativa
A mudança é cultural tanto nas empresas quanto na vida das pessoas. De acordo com Marlon Luft, Gerente de Marketing LATAM, AppsFlyer, o atual cenário “mostra que as empresas precisam mais do que nunca se adaptar a transformação digital mobile, pois os consumidores já estão adaptados”. O executivo se refere ao crescente uso desse tipo de funcionalidade em camadas da sociedade. “Seja como for, a melhor forma para cada tipo de negócio, o futuro passará pelo aplicativo!”, conclui.
Leia também: Aplicativo gratuito de entrega chega ao Brasil para apoiar pequenos negócios.